São Paulo – As vendas de caminhões, em outubro, apresentaram recuperação na comparação com setembro, com 9,4 mil unidades emplacadas e alta de 7,7%. Mas com relação a outubro de 2022 o volume vendido foi 12,5% menor. De toda forma Márcio Lima Leite, presidente da Anfavea, analisou que o segmento deu uma melhorada: “Mas o crescimento foi sobre uma base baixa e ainda não reflete uma realidade de mercado ideal, ou aquilo que deve ser no futuro”.
No acumulado do ano os números estão mais próximos da real situação do mercado, que sofre para comercializar os novos veículos Euro 6. De janeiro a outubro foram vendidos 88,5 mil caminhões, recuo de 14,9% na comparação com iguais meses de 2022. A queda só não foi maior porque nos primeiros meses do ano as montadoras ainda podiam vender veículos Euro 5, mais baratos, que estavam em estoque.
A produção de outubro apresentou movimento parecido com as vendas, somando 10,5 mil unidades, alta de 27,5% ante setembro mas queda de 32,8% quando comparada com igual período de 2022. No acumulado do ano foram produzidos 82,2 mil caminhões, retração de 37,8% com relação a 2022, queda que se explica, mais uma vez, pela chegada dos motores Euro 6.
Foram exportados 1,8 mil caminhões em outubro, avanço de 21,1% sobre setembro e queda de 38,7% com relação a outubro do ano passado. No acumulado do ano o setor registrou 14,3 mil embarques, volume 31,8% menor do que em iguais meses de 2022, que se explica pela menor demanda por veículos brasileiros em todos os mercados externos.