Pesquisa da Bain & Company mostrou que o envolvimento emocional dos clientes no Brasil é maior pelo automóvel ser um bem mais difícil de conquistar
São Paulo – Os consumidores brasileiros são muito mais ligado aos seus veículos do que os de outros mercados, concluiu pesquisa inédita feita pela consultoria Bain & Company no País, que avaliou toda a jornada de compra, da escolha do modelo aos gastos com serviço e manutenção após a aquisição. O estudo foi apresentado com exclusividade para a Agência AutoData.
Os brasileiros registraram a maior nota dentre os cinco países avaliados, demonstrando maior apego com seus veículos, assim como uma visão mais positiva da marca e modelo que escolheram ter na garagem. Por meio da ferramenta NPS Prism, criada pela consultoria há alguns anos e já usada para outros setores, uma extensa pesquisa foi realizada com os proprietários de veículos de diversas marcas e a nota registrada no Brasil foi de 92 pontos. O México foi o único país com nota próxima do Brasil, 91 pontos. Os Estados Unidos obtiveram 81 pontos, a China 72 e o Canadá 66.
A grande diferença das avaliações dos brasileiros diante de consumidores de mercados mais desenvolvidos é justificada por alguns fatores, como a maior dificuldade de comprar um veículo, que por aqui é a segunda maior conquista do cidadão, só perdendo para a compra de um imóvel.
“Este cenário é diferente nos mercados mais desenvolvidos, onde o acesso ao veículo é um pouco mais fácil”, de acordo com Carlos Libera, um dos sócios da Bain & Company “Por aqui a compra de um carro é um momento muito importante e, por este motivo, o cliente pesquisa mais e se envolve mais”.
A renda geral da população na comparação com o preço final de um veículo também tem uma distância maior do que em outros mercados, outro ponto que eleva a ligação do brasileiro com o veículo. Depois de conseguir adquirir o veículo o apego aumenta: um a cada dez brasileiros indicaria o modelo que tem garagem para outra pessoa apenas por razões emocionais, à medida que tratam o bem como um objeto dos sonhos, conquistado com um grande investimento. Durante esta jornada, com o carro atendendo a suas expectativas, a identificação com a marca também cresce.
Na hora da compra a relação custo benefício aparece como item mais importante no Brasil. A segurança é o segundo ponto mais relevante para os consumidores e, neste caso, os canadenses demonstraram a mesma visão, mas atribuindo notas um pouco menores. O custo benefício no Brasil foi o item mais relevante, com 85 pontos, contra 80 no Canadá, e a segurança recebeu 84 pontos e 80 pontos, respectivamente.
Na China, Estados Unidos e México a segurança apareceu como fator mais importante na decisão de compra, sendo que a maior nota foi registrada no mercado mexicano, 88 pontos, contra 84 no mercado estadunidense e 78 na China.
A sustentabilidade dos veículos também foi avaliada na pesquisa e, em todos os mercados, clientes do segmento de luxo demonstram mais preocupação com o tema do que os consumidores de veículos populares. Isso acontece porque modelos híbridos e elétricos são mais caros quando comparados com um similar com motor a combustão, mas o Brasil foi o País que apresentou a maior distância de pontuação do público de luxo e o público de massa, porque por aqui a diferença de preços é ainda maior:
“Esta discrepância reforça uma necessidade de conscientização maior dos consumidores mas reflete, também, a necessidade de políticas de incentivo que permitam que veículos sustentáveis sejam acessíveis a todos os públicos. Assim, cada vez mais consumidores brasileiros poderão aliar sua paixão por automóveis a uma postura mais amigável com o meio ambiente.”