São Paulo – Com desvalorização de 2,8% o Honda HR-V foi o automóvel a combustão menos depreciado do ano e, com 2,5% de perda, o Porsche Cayenne recebeu o título de elétrico menos desvalorizado em 2023. O anúncio foi feito na quinta-feira, 9, na décima edição do Selo Maior Valor de Revenda – Autos, organizado pela Agência AutoInforme.
Foram analisados 93 modelos, que tiveram mais de 1 mil unidades licenciadas de setembro de 2022 a agosto de 2023, no caso de motores a combustão, e trezentas unidades de eletrificados.
Por estar em sua décima edição o Prêmio SMVR-Autos homenageou todos os campeões de sua história. Pelo levantamento a Toyota lidera com 28 prêmios, seguida por Volkswagen, 25, Fiat, 21, Honda, 18, Chevrolet, dezessete, Hyundai, onze, Ford, nove, Volvo, sete, Jeep e Renault, cinco, Porsche, quatro, Land Rover, Mercedes-Benz e Mini, três, Audi, dois, Mitsubishi, BMW, Nissan, Caoa Chery e Ram, um.
Os campeões gerais Honda e Chevrolet ganharam três vezes e Fiat, Jeep, Porsche e Toyota uma vez cada.
Veja os campeões por categoria:
Motor a combustão
Hatch de entrada: Renault Kwid -11,6%
Hatch compacto: Chevrolet Onix -6,2%
Hatch premium: Audi A3 Sportback e Mini Cooper -6,7%
Monovolume/minivan/7 lugares: Toyota SW4 -7,9%
Picape pequena: Fiat Strada -10,5%
Picape compacta: Ford Maverick -9,5%
Picape média: Toyota Hilux -9,2%
Picape grande: Ram 1500 Classic -8,8%
Sedã pequeno: Fiat Cronos -7,6%
Sedã compacto: Honda City -5,8%
Sedã médio: Volkswagen Jetta -4,3%
SUV entrada: Fiat Pulse -8,3%
SUV compacto: Honda HR-V -2,8%
SUV médio: Porsche Macan -8,6%
SUV grande: Porsche Cayenne -3,5%
Eletrificados
Elétrico entrada: Renault Kwid E-Tech -8,5%
Elétrico médio/grande: Volvo XC40 -5,2%
Híbrido plug-in: Porsche Cayenne -2,5%
Híbrido: Toyota RAV4 -4,7%
Híbrido leve: Mercedes-Benz C300 -6.2%