São Paulo – A mineradora australiana Fortescue anunciou investimento de US$ 5 bilhões em um projeto de geração de hidrogênio verde no Porto do Pecém, no Ceará. O presidente da companhia, Andrew Forrest, esteve no Palácio do Planalto, em agenda com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, para falar da iniciativa.
Segundo Lula Forrest está entusiasmado com o potencial do Brasil em energia renovável e afirmou que quer ser pioneiro da indústria verde no País. O projeto tem potencial de produzir, diariamente, 837 toneladas de hidrogênio verde, com o uso de 2,1 mil MW de energia renovável. E, durante a fase de construção, deverá criar 5 mil empregos.
O governador do Ceará, Elmano de Freitas, que também participou do encontro, contou que no Estado já existem quatro pré-contratos assinados, sendo um desses com a Fortescue – que, por sua vez, tem investido em mais quatro plantas de hidrogênio em outras partes do mundo.
Freitas também está animado, pois entende que à medida que uma grande empresa inicia a produção em larga escala outras devem seguir pelo mesmo caminho.