Caxias do Sul, RS – Revelado pelo grupo nesta semana Rands é o novo nome da unidade da Randoncorp que reúne sete empresas de serviços financeiros e digitais com ativos da ordem de R$ 6 bilhões e receitas estimadas de R$ 730 milhões este ano – já foram apurados R$ 522 milhões no balanço dos nove primeiros meses de 2023, o equivalente a participação de 6,3% no faturamento do grupo no período –, valor que pode saltar para mais de R$ 1 bilhão a partir de 2024 e seguir crescendo com novos negócios, a depender das condições do mercado.
A Rands, até então chamada de Randon Serviços Financeiros, reúne uma administradora de consórcios com contratos somados de R$ 19 bilhões, banco que soma carteira de crédito de R$ 1,8 bilhão, corretora de seguros, a gestora de investimentos em participações em empresas RV, a Randon Ventures, a plataforma de inovação aberta Conexo para relacionamento com startups, outras empresas, universidades e institutos de pesquisa, e as mais recentes Addiante, locadora de veículos comerciais em sociedade meio-a-meio com a Gerdau, e a DB, desenvolvedora de softwares adquirida em 2022.
Daniel Ely, um dos vice-presidentes da Randoncorp e COO responsável pelas operações da Rands, contou que o crescimento da unidade tem sido acelerado: “Nos últimos três anos, com aquisições, parcerias e novos produtos, a nossa vertical [divisão] de negócios cresceu 45% ao ano: saímos de faturamento de R$ 250 milhões há três anos, passamos de R$ 500 milhões até o terceiro trimestre deste ano e os números apontam para algo em torno de R$ 700 milhões até o fim de 2023”.
E segundo o executivo o ritmo seguirá acelerado: “Hoje são sete empresas e serão mais. Com a unificação na Rands gradualmente reuniremos todas as operações sob uma mesma estrutura de atendimento e por isto devemos continuar a crescer”.
Diversificação em águas abrigadas
Ely disse que o crescimento acelerado veio especialmente de novos produtos financeiros e novas fontes de receitas com as aquisições e parcerias. Mas a ideia, ele ressaltou, “não é navegar em mar aberto pois continuaremos nas águas abrigadas da Randoncorp: só iremos um pouco além para atender a demandas que o mercado nos coloca”.
A figuração de linguagem serve para explicar que a Rands deve alçar voos mais altos mas continuará a servir, majoritariamente, aos negócios e aos clientes das outras quatro divisões da Randoncorp, que reúnem a fabricante de carretas e carrocerias de carga Randon Implementos e as unidades de autopeças Frasle Mobility, Master, Castertech, Jost Brasil e Suspensys e outras unidades de automação industrial e desenvolvimento de tecnologia.
Atualmente de 65% a 70% das vendas de implementos e autopeças são financiadas pela divisão financeira do grupo, que a depender do ano é a terceira ou quarta maior financiadora do setor de veículos pesados no País. O Banco Randon, criado em 2010, opera com capital próprio do grupo e o Consórcio Randon – primeira das empresas financeiras da companhia, estabelecida em 1987 – também administra carteiras de terceiros, como da montadora de caminhões DAF e da fabricante de máquinas agrícolas John Deere.
Até o início de 2024 a Rands colocará gradualmente todos os seus serviços no mesmo aplicativo do Banco Randon. Com isto, segundo Ely, a ideia é transformar a divisão em uma fintech, mas restrita a funcionários e clientes da Randoncorp: “Temos a oportunidade de oferecer bancarização e outros serviços financeiros para transportadores, seremos um banco digital onde eles podem fazer todas as operações de pagamentos, recebimentos, seguros, consórcio e outros produtos, mas seguiremos em águas abrigadas, não queremos ser um banco de varejo aberto a qualquer cliente”.
Algumas possibilidades já estão em execução, como a modalidade de crédito do frete pós-pago, em que o banco financia as operações dos transportadores clientes. Também estão em desenvolvimento o seguro prestamista para segurar o valor de cargas em caso de acidentes ou roubos, e seguro de vida destinados a caminhoneiros autônomos, que representam mais de 90% dos motoristas no País: “Poderemos oferecer a bancarização a todo esse público”.
Outro serviço em desenvolvimento é o financiamento de autopeças de alto valor agregado no aftermarket de veículos pesados: “O mercado de reposição representa cerca de 20% das receitas da Randoncorp: se agregarmos o financiamento aos componentes poderemos aumentar as vendas e fidelizar clientes para as várias verticais do grupo”.