Expectativa é de que as vendas do modelo com câmbio automático representem 30% em até quatro anos
Belo Horizonte, MG – Começa a ser produzida em janeiro em Sete Lagoas, MG, a Iveco Daily Hi Matic na configuração chassi-cabine, primeira do segmento a oferecer transmissão automática, uma caixa com oito velocidades importada pela ZF da Europa. Dentro do investimento de R$ 1 bilhão programado até o fim de 2024, tem elevadas expectativadas pela direção da empresa.
A Iveco calcula que as vendas do modelo com câmbio automático representará de 5% a 7% da linha Daily chassi cabine. Em três ou quatro anos seguintes a fatia deverá crescer e chegar a até 30%, de acordo com o diretor comercial Carlos Tavares: “O câmbio automático vai se popularizar no segmento da Daily e usaremos o equipamento em outras configurações, começando pelo furgão e, depois, na van de passageiro”.
Câmbio automático de oito marchas é fornecido pela ZF
Planos de exportação para a versão automática também estão no radar da Iveco, que já envia as configurações da Daily manual para Argentina e Paraguai. Ocaminho natural deverá ser começar a embarcar a automática também, conforme a demanda por esse tipo de veículo comece a ganhar forma. Colômbia, Chile e Peru também estão sendo monitorados pela Iveco, mas até o momento são abastecidos pela Europa, processo mais viável por causa dos tributos.
Na comparação com a Daily manual o consumo de combustível do motor 3.0 de 180 cv de potência, acoplado à caixa de transmissão automática, é o mesmo. É ponto importante para o seu público alvo, composto por 50% de motoristas autônomos, que são donos do veículo e realizam a condução diária, e 50% de frotistas, sendo que os dois públicos usam esse tipo de veículo para entregas urbanas.
Para atrair seus clientes a Iveco ofertará a Daily automática em duas versões, Comfort e Tech, com preços aproximados de R$ 300 mil e de R$ 310 mil. A lista de itens de série, desde a versão de entrada, é composta por piloto automático, monitoramento de pressão e de temperatura dos pneus, retrovisores elétricos, volante multifuncional e ar-condicionado.
A conectividade também é uma das apostas da Iveco, que oferecerá gratuitamente por um ano o acesso à plataforma Nexpro, que possibilita monitorar diversas informações do dia a dia do veículo para melhorar o seu desempenho onde é possível, reduzindo consumo e aumentando a vida útil dos componentes.
A projeção interna da Iveco, com base no Renavam, mira 8,5 mil comerciais leves chassi cabine vendidos no Brasil até dezembro, sendo que até outubro a Daily detinha participação de 36,2% contra os 22% com que encerrou 2022.
Para melhorar o atendimento dos clientes da Daily a Iveco anunciou o lançamento do Daily Center, dedicada ao pós-vendas. A primeira unidade foi inaugurada em Belo Horizonte e a segunda já está de portas abertas no Rio de Janeiro, RJ. A meta para 2024 é inaugurar novas lojas, de acordo com as oportunidades e regiões que possuem alta circulação do modelo.