São Paulo – A IturanMob desenvolveu um sistema de telemetria em tempo real para os carros que participam da Porsche GT3 Cup, em parceria com a Microsoft e a BlueShift. A competição de automobiismo, que é disputada ao longo do ano no Brasil, também ocorre em outros 29 países, mas nenhum deles possui a tecnologia que já está sendo usada há duas etapas aqui, de acordo com o CEO Paulo Henrique Andrade.
A tecnologia é parecida com a usada na Fórmula 1 mas tem um custo muito menor, permitindo a telemetria em tempo real em categorias com menor suporte financeiro. A expectativa do executivo é de que já em 2024 outros países comecem a testar o sistema, como China, Japão, Austrália, Estados Unidos e diversos países da Europa:
“A Porsche Cup tem reuniões que envolvem todos os países e a nossa tecnologia já foi apresentada, levantando um interesse geral.”
O primeiro país a receber este novo sistema de telemetria ainda não foi definido, mas Andrade acredita que o avanço para todos os países que mantêm a competição será natural, pois a evolução na comparação com o sistema atual é muito grande:
“Nos outros países é necessário parar o carro, coletar os dados via pendrive para depois passar para o computador e analisar. Aqui no Brasil os dados são recebidos em tempo real, enquanto o carro está na pista”.
Com esse sistema as equipes acompanham dos boxes o desempenho do seu carro na pista e, caso seja necessário, solicitam que o carro pare para algum reparo antes de quebrar, além de coletar diversas informações sobre o seu desempenho. A telemetria também aumenta a segurança da competição, de acordo com Paulo Henrique Andrade, porque é possível evitar acidentes.
Até o momento apenas a organização da competição tem acesso a todos os dados em tempo real, mas a partir do ano que vem cada equipe acompanhará o seu veículo na pista. Também existe o plano de apresentar ao público todos os dados para que eles também possam ver como é o desempenho de cada carro e piloto. Para o futuro a IturanMob também pretende novidades:
“Já estamos planejando alguns avanços que serão testados no ano que vem, como permitir que alguma atualização necessária seja feita em tempo real, enquanto o carro está na pista, sem que ele precise parar. Queremos conversar com os carros da Porsche Cup e não só ouvir o que ele passa de informação”.