São Paulo – O aumento das vendas de veículos via faturamento direto das empresas fabricantes aos clientes de varejo, pessoas físicas, é tema da reportagem de capa da revista AutoData de novembro, disponível para ler on-line ou baixar o arquivo PDF.
A reportagem especial aborda o crescimento do número de acordos celebrados dos fabricantes com sua rede de distribuição para faturar os veículos diretamente ao cliente da concessionária. Assim a venda direta está sendo utilizada para estimular os negócios, como ferramenta de varejo para reduzir custos de estoques e os preços, alterando a relação de montadoras, concessionários e consumidores.
Outra reportagem estimulante deste mês é o plano da Renault para aumentar sua rentabilidade fora da Europa. A fabricante apresentou no Brasil ciclo de investimentos de € 3 bilhões para lançar oito novos veículos e dobrar o lucro por carro vendido. E o primeiro destes carros é o SUV Kardian, que será produzido na fábrica de São José dos Pinais, PR, já no início de 2024.
Quem também está estimulada a crescer no mercado brasileiro é a Nissan, que decidiu mais do que dobrar os investimentos em sua fábrica brasileira, de R$ 1,3 bilhão para R$ 2,8 bilhões no período 2023-2025, para produzir a nova geração do SUV Kicks, mais um outro SUV inédito e um novo motor turbo 1.0.
A edição deste mês também conta a bem-sucedida trajetória de 25 anos da Strada, picape compacta que se tornou o veículo mais vendido do País e levou a Fiat à liderança do mercado nacional nos últimos três anos.
Ainda na lista de aniversariantes também lembramos dos dez anos de produção de duas fábricas no Paraná: a de caminhões DAF do Grupo Paccar e a de pneus Dunlop do Grupo Sumitomo Rubber.
A entrevista From The Top do mês, que também pode ser assistida em vídeo no canal de AutoData no YouTube, é com a economista mexicana Maru Escobedo, que há menos de um ano assumiu o posto de CEO do Grupo BMW no Brasil com a missão de manter a empresa na liderança de vendas do mercado de veículos premium. Ela adianta que a fábrica brasileira de carros BMW em Araquari, SC, é estratégica para continuar crescendo no País e por isto já estuda possibilidades para aumentar a produção da unidade.
Você já pode ler on-line aqui ou baixar o arquivo PDF aqui da edição de novembro de AutoData. Agradecemos sua leitura!