São Paulo — A infraestrutura para recarga de carros elétricos é sempre um ponto a ser considerado na hora do consumidor adquirir um modelo abastecido na tomada. Como mais um diferencial para atrair clientes a GWM anunciou, na sexta-feira, 24, parceria com empresas de energia para seu primeiro lançamento 100% elétrico, o Ora 03.
O CCO Oswaldo Ramos antecipou a AutoData que a promoção, realizada graças a acordo com Raízen, WeCharge e Zletric, permitirá aos donos do Ora 03 utilizar a recarga rápida de seus pontos gratuitamente.
Ramos contou que estudos feitos pela GWM identificaram que nem todos os donos de modelos BEV têm uma garagem fixa, ou, por qualquer motivo, não podem instalar um wallbox em sua residência. Se dependerem de carregadores de comércios, geralmente com capacidade de 7 kWh, poderiam demorar 7 horas ou mais para recarregar seu carro, o que é inviável.
“Existem poucos carregadores de carga rápida disponíveis e são as empresas de energia que precisam investir nisso, que fazem a gestão do ecossistema desses pontos. Chegamos à conclusão que não vamos botar nossa logomarca no carregador. A GWM fechou uma parceria com três grandes empresas de energia, que instalarão pontos de carga rápida e que cobrarão por isto. Mas os nossos clientes não pagarão esta recarga por um ano”.
Duas versões com até 319 km de autonomia
As primeiras unidades do 100% elétrico Ora 03 já começaram a ser entregues. O modelo está disponível em duas versões: a Skin e a GT, ambos com motor de 171 cv de potência e 25,5 kgfm de torque. O que os diferenciam é a capacidade da bateria e seu alcance.
Por R$ 150 mil, o Ora 03 Skin vem equipado com bateria de 48 kWh o que, segundo o Inmetro, garante autonomia média de 232 quilômetros. Já a versão GT, mais equipada e custando R$ 184 mil, traz bateria de 63 kWh, que lhe dá um alcance maior, medido pelo Inmetro: 319 quilômetros.
De acordo com a GWM numa estação rápida o Ora 03 demora de de 30 a 40 minutos para a recarga completa.