Picape produzida em Betim foi líder do mercado brasileiro pelo terceiro ano consecutivo. Polo e Chevrolet Onix completam o ranking.
São Paulo – Pelo terceiro ano consecutivo a Fiat Strada ocupou, em 2023, o mais alto degrau do pódio do mercado brasileiro de automóveis e comerciais leves. Nem o excelente desempenho do vice-líder Volkswagen Polo no último mês do ano, com 18 mil licenciamentos contra 10,5 mil da Strada, tirou a picape da primeira posição.
Foram 120,6 mil vendas da Strada e 111,2 mil do Polo, que brigava com o Chevrolet Onix, terceiro colocado, até novembro, mas se distanciou em dezembro. O Onix, que foi líder de mercado por seis anos antes da picape produzida em Betim, MG, fechou o ano com 102 mil unidades.
Na quarta posição ficou outro hatch, o Hyundai HB20, 88,9 mil unidades. Quem quebra o domínio dos hatches é o sedã Chevrolet Onix Plus, quinto colocado com 74,9 mil unifdades.
O SUV mais vendido do mercado brasileiro foi o Volkswagen T-Cross, sétimo no geral, 72,4 mil. O Chevrolet Tracker ficou na vice-liderança dos SUVs e o Hyundai Creta na terceira posição – nenhum Jeep ficou no pódio do segmento em 2023.
Compõem o Top 10 cinco modelos hatches, três SUVs, um sedã e uma picape.