Vai de Etanol pretende desmistificar e informar melhor o brasileiro sobre as vantagens do biocombustível
São Paulo – No ano passado veículos brasileiros consumiram 35 bilhões de litros de etanol, de cana-de-açúcar e de milho, segundo a Unica, União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia. Quase chegou ao recorde de 2019, 36 bilhões de litros. Com o objetivo de deixar bem para trás estes volumes a entidade inicia na quinta-feira, 18, sua primeira grande campanha publicitária para incentivar o abastecimento com o biocombustível, na qual pretende derrubar mitos e disseminar informações que julga relevantes e que ainda não são de conhecimento de boa parte da população.
A Vai de Etanol divulgará o fato de que, em medições auditadas, encher com etanol um tanque de automóvel evita, do poço à roda, a emissão de mais de 90% de CO2 comparado com a gasolina brasileira, que possui 27% de etanol em sua composição – o que impede de chegar a 100% de redução de emissões é principalmente o transporte do combustível, feito por caminhões a diesel. Ou que, acredite caro leitor, é possível abastecer um carro flex apenas com etanol: há ainda dúvidas a respeito, com pessoas alegando ser necessário colocar um pouco de gasolina.
Haverá também aquele que será o maior atrativo ao consumidor: abastecer com etanol é mais barato. Ainda que em alguns estados a diferença seja favorável à gasolina, na maior parte deles, e em grandes períodos, o etanol pesa menos no bolso.
E o etanol é brasileiro, gera milhares de empregos em toda a cadeia. Nos vinte anos da tecnologia flex fuel, calcula a Unica, foram 660 milhões de toneladas de CO2 que deixaram de ser emitidas, o equivalente a 5 bilhões de árvores plantadas no período.
Gera empregos, pesa menos no bolso e é melhor para o meio-ambiente e, consequentemente, para a nossa saúde. Se são muitos os atrativos do etanol por que o brasileiro insiste em pedir gasolina na hora de estacionar seu carro ao lado de uma bomba?
A Unica aposta na falta de informação e, agora, trabalhará para colocar isso na cabeça dos brasileiros. Desenvolveu vídeos, peças de rádio, contratou o humorista Rafael Portugal e outros influenciadores para espalhar pelas redes sociais e colocou no ar um hotsite com muita informação a respeito do etanol.
“Pegamos todos os dados que temos disponíveis e colocamos na campanha, que busca ser simples, pedagógica e acessível a todos”, disse Patrícia Audi, diretora executiva da Unica, sem revelar o valor investido no projeto. “Nem todos os atributos e benefícios do etanol estavam disponíveis aos brasileiros.”
Os filmes e peças de rádio estreiam na quinta-feira, 18, e mostram Rafael Portugal conversando com frentistas, taxistas e consumidores comuns a respeito do etanol. O slogan é Vai de Etanol.
Resultado de longo prazo
Apesar do cenário atual favorável ao etanol, com preço mais baixo do que o da gasolina na maior parte dos estados brasileiros, Evandro Gussi, presidente da Unica, disse não haver meta de curto prazo: “Esta é uma campanha estrutural. As vendas cresceram no último mês e deverão continuar crescendo, mas é algo que aconteceria independentemente dela. O objetivo é ser pedagógico e colocar isso na mente do brasileiro”.
Gussi disse não haver problema com relação a desabastecimento: “Hoje 30% da produção sucroenergética vêm de destilarias, então não há risco de faltar etanol, ou de direcionar toda a produção para o açúcar, por exemplo. E a tendência é de crescimento da safra e aumento da produção de etanol de milho”.
O presidente da Unica espera, também, que com a reforma tributária os tributos dos biocombustíveis fiquem menores do que os de combustíveis fósseis, “como é padrão em um mundo ambientalmente civilizado”.