Fazenda Rio Grande, PR – A Dunlop anunciou o lançamento do pneu de uso misto SP926, desenvolvido para o mercado brasileiro com o objetivo de conquistar fatia do segmento on e off road, que possui grande potencial a ser explorado, uma vez que apenas 19% dos pneus comercializados no País são dedicados a este perfil que mistura asfalto e terra. A maioria, 67%, é de produtos para veículos rodoviários e regionais e 14% para urbanos.
Outro fator que estimulou a empresa a apostar na nova roupagem do produto – anteriormente representado pelo SP925 –, de acordo com o coordenador de vendas Célio Queiroz, é o potencial das 430 usinas de cana-de-açúcar espalhadas pelo Brasil: uma das principais aplicações está no setor canavieiro, além de pedreiras, terraplanagem, concreteiras e coleta de lixo.
“Nossos principais testes foram realizados em diferentes caminhões em quatro usinas com condições distintas de terreno, sendo duas em São Paulo, a Usina Batatais e a Usina Santa Cruz, uma em Pernambuco, a Usina Central Olho D’Água, e outra no Paraná, a Usina Dacalda.”
Os ensaios apresentaram variação de até 9,3 mil quilômetros de banda original rodada em comparação com um de seus concorrentes fabricado pela Goodyear, de acordo com documentos assinados pela Dunlop e pelas usinas.
As compras de reposição de pneus para caminhões canavieiros são aguardadas para o mês que vem, para que as usinas voltem a operar no fim de abril, quando tem início a safra sucroalcooleira. Segundo Queiroz existe, porém, o desafio de inserir o produto no mercado pois, quando se trata de usinas é praxe testá-lo primeiro.
Na comparação com o produto anterior os sulcos estão 31% mais profundos e a promessa é de desempenho 43% superior no quesito quilometragem: “O pneu que tínhamos era muito bom, mas ele possuía uma deficiência com relação à profundidade”.
Com os sulcos mais largos e caídos na área que traciona a expectativa é a de que ele limpe melhor os blocos e retenha menor quantidade de terra. Mais resistente contra cortes, arrancamentos e picotamentos o talão incorporou reforço de náilon a fim de garantir índice de recapabilidade maior, o que deverá resultar na redução dos custos por quilômetro percorrido.
Fabricado em Fazenda Rio Grande, PR, o pneu Dunlop SP926 estará inicialmente disponível na medida 295/80R22.5. Queiroz estimou que em três a quatro meses o tamanho 275/80R22.5 chegará ao mercado.