São Paulo – O segmento de implementos rodoviários registrou crescimento de 2,9% no primeiro bimestre do ano, sobre iguais meses de 2023, de acordo com dados divulgados pela Anfir na terça-feira, 5. Foram vendidos 23,3 mil equipamentos até fevereiro, contra 22,7 mil no ano passado.
O presidente da Anfir, José Carlos Sprícigo, celebrou o resultado conquistado no primeiro bimestre: “O resultado indica que podemos ter um ano bastante positivo para os nossos negócios”.
A área de pesados, de reboques e semirreboques, bateu seu recorde de vendas em fevereiro, somando 7,5 mil unidades superando fevereiro de 2021, 6,6 mil unidades. No bimestre os implementos pesados chegaram a 14,6 mil vendas, expansão de 16,5% sobre os dois primeiros meses de 2023.
Já a área de leves, de carrocerias sobre chassi, continua com dificuldades em 2024, como ocorreu nos últimos anos, com queda de 13,9% no primeiro bimestre, com 8,8 mil equipamentos vendidos.
A indústria de implementos também registrou queda nas exportações, com recuo de 34,7% na comparação com o primeiro bimestre de 2023, registrando 292 embarques.