Com preços de R$ 112,8 mil a R$ 132,8 mil o Kardian aumenta o tíquete médio da Renault e tem a missão de mudar a imagem da marca
São José dos Pinhais, PR, e Gramado, RS – Esqueça tudo o que já viu produzido pela Renault no Brasil: o Kardian é outra conversa. O SUV compacto foi projetado na subsidiária brasileira e construído sobre a nova plataforma global do grupo, a RGMP, que permite um salto no volume de tecnologias embarcadas, design, projeto construtivo e desempenho.
Dos cinco centros de design da Renault no mundo o departamento localizado no Brasil, que sedia as operações na América Latina, foi escolhido para dar formas ao Kardian sob o conceito Emotech, fusão de emoção com tecnologia – algo transmitido pelas linhas do SUV compacto que combinam robustez e fluidez com tecnologias modernas valorizadas pelos consumidores mas pouco vistas em carros desta categoria, como faróis e lanternas de LED e o console central elevado que abriga a alavanca eletrônica e-shifter com câmbio automático de dupla embreagem.
O design
“Pegamos o projeto desde a fase embrionária sob uma nova era do design da marca, ao mesmo tempo em que a Renault estava mudando sua identidade visual [o Noveau R]. Então fomos desenhando o Kardian e fazendo adaptações ao padrão global que estava sendo desenvolvido na França”, recorda Daniel Nozaki, diretor do Design Center Americas, que chegou ao grupo em março de 2020, vindo da concorrente francesa PSA.
“Com a pandemia tivemos mais tempo para refinar e modernizar o carro com algumas inovações que criamos aqui e que serão adotadas em mais modelos”, revela Nozaki. Uma destas inovações é a grade frontal do Kardian, cuja trama em preto brilhante foi desenhada com pequenos diamantes inspirados no logotipo da Renault, no formato diamond effect.
O diretor trabalhou com cerca de vinte pessoas no projeto do Kardian, incluindo brasileiros, argentinos e franceses, que propuseram traços ao gosto do consumidor brasileiro: “Para projetar um carro compacto com o visual robusto de um SUV, que tanto agrada aos brasileiros, focamos no aumento do volume na dianteira, para garantir imponência com uma grade vertical e capô mais elevado. E para evitar o formato caixote rebaixamos o teto, para imprimir fluidez e melhorar a aerodinâmica, com uma linha que termina no vidro inclinado da traseira, acima do ombro que adotamos na tampa do porta-malas”.
Outra bem-bolada funcionalidade do Kardian está em seu teto, nas barras do bagageiro, que podem ser ajustadas em paralelo no sentido transversal ou longitudinal, para se adaptar melhor à carga.
A plataforma
Se as linhas bem desenhadas do Kardian já denotam a superioridade do projeto – principalmente em comparação com a sisudez e rusticidade dos Renault produzidos no Brasil até agora sobre a base da romena Dacia – a nova plataforma RGMP, que faz sua estreia no Brasil, não só confirma a enorme evolução tecnológica do modelo mas, também, a torna viável com o embarque de todas as tecnologias mais avançadas que o novo SUV oferece.
Antonio Fleischmann, vice-presidente da Renault Technology Americas, conta que a equipe de desenvolvimento de produtos da região – que conta com 1 mil engenheiros, 80% deles no Brasil – começou a tocar o projeto do Kardian no fim de 2019: “Recebemos da França a nova plataforma e fizemos todas as validações de rodagem, segurança e emissões. Depois que o design foi congelado construímos a carroceria com arquitetura que possibilita a adoção das mais modernas tecnologias de segurança, os ADAS [sistemas avançados de assistência ao motorista], que estão na prateleira dos fornecedores do grupo no mundo. Assim desenvolvemos o melhor produto que já fizemos na América Latina”.
De fato o pacote de sistemas de segurança ativa do Kardian é dos mais amplos da categoria, com o total de treze ADAS embarcados na versão topo de linha (veja quadro), incluindo controle de velocidade adaptativo ACC e frenagem automática de emergência AEB controlados por um radar na dianteira do carro. Também são de série em todas as versões o controle eletrônico de estabilidade ESP de última geração e seis airbags: dois frontais, dois laterais e dois laterais superiores tipo cortina.
O projeto estrutural do Kardian também garante mais segurança e silêncio aos ocupantes na cabine, segundo a Renault. O pavimento central do carro e as longarinas são estampados com aços de alta resistência para manter a integridade da cabine em caso de colisão. As longarinas e berço da suspensão têm deformação programada e a coluna de direção é colapsável: tudo para absorver energia de impactos a até 64 km/h e proteger os ocupantes na eventualidade de um acidente.
Segundo Fleischmann, com sua nova plataforma, o Kardian já foi projetado para atender a todas as normas brasileiras de controle de emissões, eficiência energética e segurança – incluindo as novas metas esperadas do Mover, o Programa Mobilidade Verde e Inovação.
Com quatro configurações de distância entre-eixos, de 2m60 a 2m95, e três versões de traseira, média, longa e extralonga, esta mesma plataforma será utilizada para construir vários outros modelos Renault, inclusive para o próximo SUV médio a ser lançado no começo de 2025, que deverá abrigar o primeiro sistema de tração híbrido flex da Renault. Esta é outra vantagem: a RGMP é multienergética, pode receber powertrain a combustão ou híbrido.
O powertrain
O Kardian faz a estreia do primeiro motor turboflex com injeção direta de combustível produzido no Brasil pela Horse, divisão da Renault criada no ano passado focada no desenvolvimento de motores a combustão e sistemas híbridos: “É um motor três-cilindros cheio de vitalidade, um objeto tecnológico que conjuga potência, resistência e economia”, afirma Jean-François Garcia, diretor de desempenho de produto.
Com três cilindros o novo 1.0 TCe tem bem dispostos 125 cv e 220 Nm de torque máximo. O motor, que já é produzido no complexo de São José dos Pinhais, PR, é baseado no 1.3 TCe, desenvolvido em conjunto com a Mercedes-Benz, que a Renault já utiliza aqui, desde 2022, importado da Espanha, para equipar Duster, Oroch e o finado Captur. Já está decidido que este propulsor também será nacionalizado pela Horse na fábrica do Paraná, até o ano que vem, para equipar outros veículos da marca, como o já prometido SUV médio a ser lançado em 2025.
Segundo representantes da Horse o Brasil abriga um dos três centros de desenvolvimento da empresa – ou outros dois são na Espanha e na Romênia – e aqui foram consumidas 170 mil horas para desenvolver o novo motor 1.0 TCe turboflex, além de outras 10 mil horas de ensaios de validação e homologação.
O powertrain é completado por um moderno câmbio EDC, automático de seis marchas e dupla embreagem úmida, mais eficiente e durável do que a seca, garantem os engenheiros da Horse. Para favorecer a economia em uso urbano o conjunto também é equipado com sistema start-stop, que desliga automaticamente o motor nas paradas do trânsito e religa automaticamente quando se tira o pé do freio.
Graças ao start-stop, conforme medições já feitas pelo Inmetro, o Kardian tem o melhor consumo urbano dentre os SUVs compactos de sua categoria: 13,1 km/l com gasolina e 9 km/l com etanol. Já na estrada o desempenho é minimamente pior: 13,9 km/l com gasolina e 9,7 km/l com etanol. Mas na média o carro tem a melhor eficiência energética, com gasto energético de 1,59 MJ/km, menos do que os dois principais concorrentes também equipados com motores 1.0 turboflex, Fiat Pulse que gasta 1,64 MJ/km e o Volkswagen Nivus com 1,68 MJ/km.
A Renault garante que, no Brasil, o Kardian será vendido exclusivamente com o motor 1.0 TCe turbo e a transmissão automática de seis marchas e dupla embreagem. Versões com o motor aspirado 1.6 e câmbio manual serão destinadas somente às exportações.
O interior
Com 4m12 de comprimento, 1m75 de largura, 1m54 de altura e entre-eixo de 2m60 – o maior dentre os SUVs compactos do mercado nacional – o Kardian oferece espaço interno acima da média para quatro ocupantes, ou cinco com o assento de trás mais apertado para três adultos. Mas há espaço razoável para pernas e cabeças. Destaque para os bancos dianteiros, 75% mais espessos que os do SUV compacto concorrente mais próximo. No porta-malas a capacidade é de adequados 358 litros VDA.
O acabamento interno é bem mais caprichado do que os demais Renault produzidos no País, com luzes ambientes e apliques em couro sintético no painel, volante e portas. O quadro de instrumentos em tela de 7 polegadas é 100% digital e configurável em todas as versões, mas sem grandes sofisticações.
No centro do painel fica a tela flutuante de 8 polegadas da central multimídia, com conexão com e sem fio para o smartphone via Android Auto ou Apple CarPlay, para rodar aplicativos de condução e entretenimento. Os toques diretamente na tela também controlam as regulagens do sistema Multi-Sense – disponível somente na versão mais cara Première Edition – com os três modos de condução: Eco, Sport e My Sense, que ajustam aceleração, transmissão e direção ao gosto do motorista. Esta versão de topo também tem luzes ambientes com oito opções de cores para o fundo do quadro de instrumentos e os fios de LED nas portas dianteiras.
Um ar maior de sofisticação a bordo, incomum em carros desta categoria, é oferecido pelo largo console central elevado, que abriga elementos tecnológicos da alavanca do câmbio e-shifter, como um joystick, e o freio de estacionamento eletrônico. Esta configuração, no entanto, só está disponível nas duas versões mais caras do SUV, Techno e Première Edition. A opção de entrada Evolution não tem o mesmo console pois seu lugar é ocupado pela alavanca do freio de estacionamento manual. Ainda assim o Kardian segue sendo o melhor e mais sofisticado produto já produzido pela Renault no Brasil.
Versões e preços do Kardian
Evolution turbo TCe câmbio EDC– R$ 112 mil 790
Principais equipamentos de série: • 6 airbags (frontal, lateral e de cortina) • Controlador de velocidade e limitador de velocidade (CC + SL) • Assistente de partida em rampa (HSA) • Sensores de estacionamento traseiro e câmara de ré • Controles eletrônicos de estabilidade e tração (ESP+ASR) • Sistema de monitoramento de pressão dos pneus (TPMS) • Cluster digital 7” • Câmbio e-shifter • Paddle-Shift no volante para trocas manuais de marchas • Multimídia com tela de 8” com Android Auto e Apple CarPlay com espelhamento sem fio • Ar-condicionado digital com função auto • Retrovisores externos com ajuste elétrico • Faróis e assinatura luminosa 100% de LED • Barras de teto funcionais e modulares em preto • Roda flexwheel biton 16” • Start&Stop • Modo de condução ECO com EcoScoring • Volante com ajustes de altura e profundidade • Acionamento elétrico dos vidros e com função one-touch e antiesmagamento para o motorista.
Techno turbo TCe câmbio EDC – R$ 122 mil 990
Todos os equipamentos da versão Evolution mais: • Frenagem automática de emergência (AEBS) • Alerta de colisão frontal (FCW) • Freio de estacionamento eletrônico • Console central elevado com apoio de braço • Painéis e volante com revestimento • Roda de liga leve 17” diamantadas biton • Chave presencial tipo cartão e acesso remoto • Partida remota do motor • Saídas USB-C para o banco traseiro • Seis alto-falantes • Vidros elétricos dos passageiros com função one-touch e antiesmagamento. Opcional: • Teto bíton em preto.
Première Edition turbo TCe câmbio EDC – R$ 132 mil 790
Todos os equipamentos da versão Techno mais: • Controle de velocidade adaptativo (ACC) • Câmera Multiview (MVC) • Alerta de ponto cego (BSW) • Alerta de distância segura (DW) • Sensores frontais de estacionamento • Faróis de neblina em LED • Sensor crepuscular de acendimento automático de lanternas e faróis • Modos de condução Eco, Sport e Perso (personalizável) • Ambient lightning (iluminação dinâmica e personalizável no interior) • Carregador de smartphone por indução • Rodas de liga leve 17” diamantadas e escurecidas • Antena shark (barbatana de tubarão) • Teto biton preto • Badge lateral Premiere Edition • Grade frontal em preto brilhante.
Essa reportagem é uma das que compõem edição especial sobre o lançamento do Renault Kardian e que é destaque na edição 408 da revista AutoData, que entrará no ar em sua versão digital na quarta-feira, 20. O editor Pedro Kutney traz todos os pormenores do planejamento da Renault, as mudanças em São José dos Pinhais, a estratégia no mercado e com o fornecedores.