São Paulo – A Volvo recebeu do Ministério dos Transportes autorização para iniciar os testes com seus caminhões pesados elétricos no Brasil. Os veículos serão parte de um estudo e poderão circular em zonas urbanas, regiões metropolitanas e no transporte intermunicipal de curta e média distância, com o objetivo de avaliar o comportamento neste tipo de operação, seu desempenho e o impacto no pavimento.
As transportadoras ReiterLog e Ritmo Logística serão as primeiras a operar com os elétricos Volvo. Resultados preliminares do estudo, liderado pela Senatran, Secretaria Nacional de Trânsito, com coordenação técnica do Inprotran, Instituto Nacional de Projetos de Trânsito e Segurança, em parceria com Volvo, Prometeon, UNB e UFRGS, apontam benefícios de rodar com veículos de zero emissão de CO2, como alta eficiência energética, inexistência de ruído, baixo nível de vibração e mais conforto para o motorista.
Ao fim dos testes o objetivo será definir regulamentação de peso por eixo que permita trânsito dos veículos pesados de forma segura e eficiente.