Foram poucas as mudanças na linha 2025, mas preços e o novo motor Hurricane 2.0 de 272 cv podem surpreender o consumidor que busca economia e desempenho esportivo
Punta del Este, Uruguai – O portfólio da linha Jeep no Brasil começa a reduzir seu domínio no universo dos SUVs. Seu primeiro modelo nacional, produzido em Goiana, PE, desde a inauguração da fábrica, em 2015, o compacto Renegade já perdeu quatro posições no ranking dos mais vendidos em 2023. Considerando a venda de todos os modelos a participação de mercado da Jeep caiu de 8,71%, em 2022, para 7,36%, no ano passado. E no primeiro trimestre de 2024 foi a 6,73%. Por isto está em curso uma renovação de meia-vida dos produtos, a começar pelo SUV médio-compacto Compass.
Líder de vendas dentre os SUVs médios o Compass também vem perdendo espaço. Na linha 2025 as principais novidades incorporadas ao modelo são uma leve alteração visual e a chegada da motorização Hurricane, que lhe confere mais potência e desempenho.
O motor importado dos Estados Unidos é o mesmo utilizado, desde o ano passado, na picape Ram Rampage, também produzida no mesmo complexo da Stellantis em Pernambuco. O Hurricane 2.0 com injeção direta de gasolina e turboalimentado, com 272 cv e 400 Nm de torque máximo, faz do Compass o SUV médio nacional mais rápido do Brasil, chegando a 228 km/h de velocidade máxima e aceleração de 0 a 100 km/h em 6,3 segundos, segundo medições do fabricante.
Assim a Jeep está aderindo a uma tendência do mercado nacional que é agregar mais esportividade aos SUVs com o uso de motores mais potentes. Além do Compass e do Commander, ambos já escalados para ter versões com o motor Hurricane, a Fiat, também do Grupo Stellantis, já coloca sua marca esportiva Abarth no Pulse e no Fastback com seu motor 1.3 turboflex de 180 cv, e a Volkswagen prepara para este ano opções do Nivus e de outros modelos com a preparação esportiva GTS, que usa o motor TSI 1.4 turboflex de 150 cv.
A propósito a linha Commander 2025, assim como o Compass, também recebeu algumas novidades, que só serão divulgadas após 18 de abril – e publicadas na Agência AutoData.
Desempenho vitaminado
Rodando pelas estradas tranquilas da região de Punta del Este, no Uruguai, impressionou a capacidade do Compass em retomadas, condição que o torna mais eficiente nas ultrapassagens. E, também, a velocidade que é capaz de atingir.
O consumo, no percurso de pouco mais de 70 quilômetros, ficou em 8,6 km/l no computador de bordo, utilizando a gasolina pura de 95 octanas vendida no país vizinho. Trata-se de desempenho razoável para um veículo com 1,7 mil kg. Mas utilizando a gasolina misturada com 27% de etanol no Brasil pode ser que o computador de bordo apresente média um pouco menor. Para efeito de comparação, durante avaliação com a picape Rampage no Brasil, que pesa 1,9 mil kg e usa o mesmo Hurricane 2.0, a reportagem observou média de 7,1 km/l.
No caso do Compass vale ressaltar que SUVs não foram feitos para desempenhos esportivos, mesmo com o trabalho feito pela engenharia para segurar a rolagem da carroceria por meio da utilização de molas e amortecedores mais eficientes, bem como a adoção de novos pneu mais resistente e rodas de 19 polegadas.
Porém esportividade é que o consumidor quer e tem demonstrado em pesquisas. Por isto a Jeep trabalhou bem para equilibrar no Compass o compromisso com segurança, conforto e desempenho, digamos, mais vitaminado.
“Estamos aproveitando uma queda natural da procura pelas motorizações a diesel e oferecendo novas opções mais esportivas com um motor a gasolina. É uma decisão, baseada nas necessidades do mercado, que já tomamos há algum tempo”, disse Hugo Domingues, vice-presidente da Stellantis responsável pela Jeep na América do Sul.
Poucas mudanças visíveis
Dessa forma a linha 2025 do Compass muda um pouco. Deixa de ser ofertada a versão topo de linha Trailhawk, cujos destaques eram o motor diesel 2.0 de 170 cv e a suspensão elevada, para a introdução de uma nova opção, a Blackhawk, com o motor Hurricane e quase todos os itens de segurança ativa e passiva e de conforto que já tinham sido embarcados na Trailhawk.
No total o Compass 2025 tem agora sete versões, sendo duas com o motor Hurricane: a Blackhawk e a Overland, ambas com tração 4×4. Sobrou apenas uma versão com o motor TD350 diesel, a Limited – no portfólio anterior eram ofertadas quatro versões diesel. Todas as outras quatro opções são 4×2 equipadas como o já conhecido motor turboflex de 180 cv, este o único da gama produzido no Brasil, em Betim, MG.
O cliente menos atento precisará de uma lupa para identificar as modificações estéticas do Compass 2025. Terá de olhar com atenção para a grade dianteira, que agora tem aletas – e não colmeias – em seu desenho interno. Além disso foi atualizado apenas o design das rodas aro 19 – a versão de entrada, Longitude, mantém as de 18 polegadas.
Avanço da tecnologia
O interior também pouco muda. Mas são pequenas alterações que trazem muito mais tecnologia para o Compass. Por exemplo os ADAS, sigla em inglês para Sistemas Avançados e Assistência ao Motorista, foram aprimorados para controlar com mais precisão os sensores e atuadores automáticos de aceleração, frenagem e a permanência na faixa de rodagem.
Esta é uma das boas notícias da linha 2025 da Jeep, pois a geração anterior destas tecnologias chegava a irritar o motorista, com frenagens repentinas e muito bruscas, assim como era demasiado agressivo o movimento automático para manter o veículo no centro da pista. Todas essas operações agora são mais suaves e precisas, garantindo assim o conforto e a segurança que se espera desta tecnologia.
O quadro de instrumentos do motorista é agora todo digital. Tem 10,25 polegadas e permite a configuração de diversas informações apresentando por exemplo, a força G, a pressão do turbo e a potência utilizada nos momentos de aceleração. Estes são acessórios que combinam com a proposta de consumir mais esportividade em um SUV.
Além disto na central multimídia de 10,1 polegadas está integrada a assistente pessoal Alexa. Isto para que os clientes possam controlar algum acessório em casa enquanto está dirigindo seu Compass, dentre outras interseções tecnológicas ainda pouco utilizadas pelas pessoas.
Nas versões mais sofisticadas a Jeep inclui o ajuste elétrico dos bancos para motorista e passageiro e também um poderoso sistema de som da marca Beats com oito autofalantes. E ainda um sensor de presença abaixo do para-choque traseiro para abertura automática do porta-malas.
A princípio todas essas novidades da linha 2025 do Compass trariam consigo um aumento do preço. Mas não é o que pretende a Jeep. De acordo com Hugo Domingues haverá uma redução de R$ 5 mil a R$ 20 mil, dependendo da versão (veja preços e versões abaixo). Este é mais um atrativo para buscar melhor o desempenho de vendas do Compass.
Por causa de período de silêncio imposto pela empresa para seguir regras de divulgação de informações das bolsas de valores que negociam as ações da Stellantis os executivos não podem divulgar os volumes de vendas projetados para a linha Compass renovada. A intenção é manter a liderança e, se possível, ampliar a distância da concorrência que a cada dia traz mais novidades. Mas Domingues pode dizer sua expectativa para a maior novidade da linha 2025: “Esperamos que 20% a 25% das vendas sejam das versões com a nova motorização Huricane”.
TABELA LINHA JEEP COMPASS 2025
Itens de série e opcionais
Jeep Compass Sport T270 – R$ 179 mil 990
A/C Dualzone • Apple Carplay e Android Auto sem fio • Bancos em tecido • Central Multimídia de 8,4” • Faróis Full LED com assinatura em LED e Lanternas em LED • Quadro de instrumentos de 7” • Rodas de liga leve de 18”
Opcionais: – Bancos em couro- Teto solar elétrico e panorâmico Command View- Pacote High Tech – ADAS L2 (ADA; ACC; AHB; DDT; LDW; FCW+PEB; TSR); Quadro de Instrumentos de 10,25” e Central 10,1”
Jeep Compass Longitude T270 – R$ 196 mil 990
Sport+ Nova Central Multimidia 10,1” com comando de voz avançado e GPS • Novo Cluster 10,25” • Novo pacote ADAS L2 -ADA | Active Driving Assist System -ACC | Piloto automático adaptativo com Stop&Go-AHB | Comutação automática dos faróis -DDT | Detector de fadiga do motorista-LDW | Aviso de mudança de faixas-FCW + PEB | Aviso de colisão frontal com frenagem de emergência com detecção de pedestres e ciclistas-TSR | Reconhecimento de placas de trânsito • Novas rodas de 18” • Novo sistema de som premium Beats
Opcionais: Teto solar elétrico e panorâmico Command View • Pacote Night Eagle (Design escurecido + Adventure Intelligence + Alexa in-vehicle + Wireless Charger + Park Assist + Rebatimento automático dos retrovisores + retrovisor eletrocrômico)
Jeep Compass Limited T270 – R$ 216 mil 990
Jeep Compass Limited TD350 4×4 – R$ 249 mil 990
Longitude+ Novo Adventure Intelligence Plus • Nova Alexa in-vehicle • Novas rodas em liga leve de 19” com pneus com tecnologia auto vedante • 7 airbags • Banco elétrico para o motorista • Rebatimento automático dos retrovisores externos • Retrovisor eletrocrômico • Teto pintado de preto • Wireless Charger Exclusivo na versão TD350: Tração 4×4 com seletor de terrenos e HDC + Câmbio AT9
Opcional: Teto solar elétrico e panorâmico Command View
Jeep Compass Serie S T270 – R$ 236 mil 990
Limited+ Novas rodas de 19” com pneus com tecnologia auto vedante • Detecção de tráfego cruzado traseiro • Monitoramento de Pontos Cegos • Park Assist + sensor dianteiro • Pintura das partes plásticas na cor da carroceria • Revestimento interno do teto em preto • Teto solar panorâmico
Jeep Compass Overland Hurricane 4×4 – R$ 266 mil 990
Longitude+ Motor 2.0T Hurricane com 272cv e 400 Nm • 7 airbags • Adventure Intelligence Plus + Alexa in-vehicle • Banco elétrico para o motorista • Câmbio AT9 • Pintura das partes plásticas na cor da carroceria • Rebatimento automático dos retrovisores externos • Retrovisor eletrocrômico • Remote Start • Rodas em liga leve de 19” com pneus com tecnologia auto vedante • Teto pintado de preto • Tração 4×4 com seletor de terrenos e HDC • Wireless Charger
Opcional: Teto solar elétrico e panorâmico Command View
Jeep Compass Blackhawk Hurricane 4X4 – R$ 279 mil 990
Overland+ Banco elétrico para o passageiro • Design escurecido • Detecção de tráfego cruzado traseiro • Monitoramento de Pontos Cegos • Park Assist + sensor dianteiro • Performance Pages • Porta-malas automático com sensor de presença • Revestimento interno do teto em preto • Rodas de 19” esportivas e com pinças de freio vermelhas • Teto solar panorâmico • Tomada 127V