SUV elétrico de sete lugares pioneiro da marca chinesa no Brasil já está disponível para pronta entrega por R$ 536,8 mil
Tuiuti, SP – O Tan, primeiro automóvel BYD a desembarcar no Brasil, há dois anos, teve a missão de apresentar a até então desconhecida marca chinesa. Foi também o primeiro SUV 100% elétrico de sete lugares do País, mas causou uma certa confusão nas pessoas porque ostentava na dianteira o logotipo em chinês, além de uma grade enorme, estranha a esse tipo de veículo eletrificado. Os poucos modelos que circulavam por aí não eram identificados pelas pessoas.
Pois tudo mudou radicalmente na nova geração, importada da China. E não só a estética da dianteira: o Tan ficou mais poderoso com nova bateria e motores elétricos mais potentes, além de uma suspensão semiativa que resolve uma característica dos SUVs elétricos, que é a sensação de perder o controle em curvas por causa da falta de peso na dianteira.
Mesmo com tantas novidades a expectativa é que o maior automóvel BYD vendido no Brasil seja um modelo de baixo volume e demonstre as últimas soluções da marca chinesa, segundo Pablo Toledo, diretor de marketing, que espera “atrair inicialmente a atenção do cliente que já possui um Tan e deseja um upgrade de tecnologia”.
O primeiro lote de veículos já desembarcou no País e está disponível para encomendas nas revendas com preço fixado de R$ 536,8 mil. Toledo acredita que os volumes de vendas ficarão no mesmo patamar da primeira versão: “Temos unidades suficientes para atender este cliente premium até o fim do ano”.
O número de vendas do Tan não aparece nas estatísticas da ABVE, a Associação Brasileira do Veículo Elétrico, tampouco dentre os mais vendidos em 2023 no ranking da Fenabrave.
Desempenho
A BYD ampliou a capacidade da sua bateria Blade de 86,4 kWh para 108,8 kWh na nova geração do Tan. Assim sua autonomia passou de 309 para 430 quilômetros no ciclo PBEV, nacional. “Temos uma capacidade 25% superior e mais de 100 quilômetros de autonomia adicional, o que contribui para que o nosso cliente possa planejar suas viagens com muito mais tranquilidade”.
Ele vem equipado com dois motores elétricos, um em cada eixo. O dianteiro tem potência máxima de 180 kW e o traseiro, 200 kW. A potência combinada, portanto, é de 517 cv e torque máximo de 700 Nm. Desta forma, o Tan 2024 pode atingir a velocidade máxima de até 190 km/h e acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 4,9 segundos, algo similar ao desempenho de carros esportivos. Lembrando que trata-se de um SUV e que o modelo tem peso de 2 mil 630 kg. A BYD esclarece que além do desempenho, se fosse um modelo a combustão, o consumo equivalente seria de 40km/l.
Outra novidade é a suspensão do tipo eletrônica semiativa DiSus-C. Rodando na pista do Haras Tuiuti no modo esportivo percebeu-se um ganho expressivo no controle do veículo em curvas em alta velocidade, além do conforto, pois a carroceria não rola, ou se contorce para realizar a manobra. Todas essas operações são controladas eletronicamente mesmo utilizando soluções tradicionais: na dianteira, a suspensão é do tipo McPherson e, na traseira, Multi-link.
Visual e acessórios
A antiga grade foi substituída por algo mais sóbrio e tradicional para os padrões de veículos elétricos. A traseira também mudou um pouco, mais ao estilo do líder de vendas da BYD no Brasil, o Dolphin. Mudou para-choques e também incluiu-se novas rodas aro 22 polegadas.
Com quase cinco metros de comprimento, 1,96 m de largura e 1,75 m de altura, o Tan 2024 é 10 cm mais longo que a versão anterior. Tem 2,82 metros de distância entreeixos, conferindo muito espaço e conforto para os sete ocupantes.
O interior destaca-se para a qualidade dos materiais e do acabamento, algo que é uma exigência para um veículo de meio milhão de reais. Além disso o Tan oferece um painel multimídia de 15,6 polegadas com a última geração do software de infoentretenimento. A geração anterior apresentavas problemas de conexão com smartphones além de aplicativos que não rodavam por aqui.
Duas novidades são o volante com aquecimento e o head up display no para-brisa para o motorista não tirar os olhos do caminho. O painel de instrumentos é também todo digital, de LCD e 12,3 polegadas, são sete airbags, com destaque para o de cortina que protege até os ocupantes da terceira fileira de bancos.
A BYD deseja que o Tan seja uma opção aos veículos de luxo das marcas mais tradicionais e por isto não falta quase nada nele. Todas as tecnologias de segurança ativa e passiva, teto solar panorâmico. Até o som, com doze alto-falantes premium e iluminação interna com mais de 30 opções de cores.
“O Tan é o nosso showcase para demonstrar todas as melhores tecnologias e, também, nosso conceito de conforto, luxo e sofisticação da marca”.