Segundo CEO Mauro Correia fábrica já recebe parte dos R$ 4 bilhões anunciados no começo de abril. Exportações deverão começar em setembro.
São Paulo – A fábrica da HPE Automotores em Catalão, GO, já passa por mudanças decorrentes do investimento de R$ 4 bilhões anunciado no começo do mês, até 2032. Segundo o CEO Mauro Correia adquações e modernizações estão sendo promovidas para que o primeiro de três novos produtos Mitsubishi programados para o ciclo saia das linhas de montagem ainda este ano.
Correia ainda mantém segredo com relação a este primeiro veículo. Sobre o segundo, porém, adiantou que será um híbrido plug-in com apresentação programada para o segundo trimestre de 2025. A engenharia local começa a trabalhar, em conjunto com a matriz, no Japão, na nacionalização da tecnologia.
O terceiro ainda não foi aprovado pela matriz, mas o CEO espera uma resposta positiva até julho, quando deverá iniciar o processo de desenvolvimento. Será um híbrido flex.
“Estamos em fase de formatação e estudando como desenvolver o projeto no Brasil. Nos próximos dois meses receberemos engenheiros da matriz e definiremos juntos como será o formato e a produção local destes novos motor e veículo”.
As exportações a partir de Catalão também começarão ainda em 2024. Correia estima para setembro: a intenção é transformar a unidade em um polo exportador, começando pela América do Sul e avançando para América Latina em um segundo momento.
Também ainda é segredo qual o primeiro país de destino e qual será o modelo exportado, a picape L200 Triton Sport ou o SUV Eclipse Cross: “Anunciaremos em breve qual será o nosso primeiro mercado de exportação, que é um país importante para os nossos negócios”.
A operação servirá para gerar a experiência para avançar para outros países, afirmou o executivo, pois essa será a primeira vez que a HPE Automotores terá exportação a partir de sua unidade instalada no País. Segundo Correia os planos são ambiciosos: ele disse que é possível competir nesses mercados com a produção nacional, sendo tão competitivo quanto os veículos produzidos em outras fábricas da Mitsubishi e vendidos nos países próximos ao Brasil.