Durante a Agrishow, realizada até 3 de maio em Ribeirão Preto, marca concede descontos de 15% para venda direta no Estado de São Paulo, condição válida por quinze dias
Ribeirão Preto, SP — Animada com o interesse do cliente do agronegócio por seus produtos a Ram aproveitou a Agrishow, que ocorre de 29 de abril a 3 de maio em Ribeirão Preto, SP, para apresentar a opção de acabamento Night Edition, com visual escurecido e esportivo, para a Rampage Laramie, que caiu no gosto deste público. Além disso oferece desconto de 15% para a venda direta no Estado de São Paulo, condição válida por quinze dias, até o fim de semana do dia 12.
Juliano Machado, vice-presidente da Ram para a América do Sul, afirmou que 70% das vendas são feitas pelo modo direto e que 60% dos veículos são financiados. Com o abatimento uma das versões mais caras da Rampage, apresentada durante a feira, a Laramie Night Edition, de R$ 277 mil 990 será oferecida por R$ 250 mil. Pelo Banco Stellantis a taxa subsidiada para a ocasião é de 0,59%.
“Não consigo estimar um número para as vendas durante o evento, mas logo no primeiro dia foi estipulada meta de trinta veículos, de todo o nosso portfólio, e fechamos cinquenta vendas, sendo 25% de modelos importados e 75% nacionais”, afirmou Machado. “Não sei se chegaremos a quinhentas unidades, assim espero, com pelo menos a metade deste número na feira, mas a estimativa é muito boa, principalmente no cenário de queda de juros. Muitas vezes o produtor rural não compra um trator novo mas troca de carro.”
Vítor Bohnenberger, especialista de marketing de produto da marca na América do Sul, lembrou que em 2020 foi lançado o acabamento que tirou os cromados típicos da versão e manteve a cor da carroceria para a picape Ram 2500 Laramie. De lá para cá, foi aplicado também na 3500 Laramie, Classic Laramie e 1500 Limited: “Hoje as versões Night Edition representam 40% das vendas das importadas. Por isso vimos a oportunidade de lançá-la também na Rampage.”
Com garantia de três anos a Rampage Laramie Night Edition é vendida exclusivamente com motor Hurricane 4, lançado em meados do ano passado para o modelo, 2.0 turbo gasolina com 272 cv e 400 Nm de torque com transmissão automática de nove velocidades e tração 4×4 auto.
Rampage alcança outro perfil de público da marca e amplia presença
As vendas da Ram cresceram 206% no primeiro trimestre em comparação ao mesmo período do ano passado, de acordo com Machado, o que levou sua participação de mercado, considerando automóveis e comerciais leves, a 1,5%, “uma fatia importante considerando que nossos produtos partem de R$ 250 mil”.
Embora tenha sido lançada em junho de 2023, quando começou a ser fabricada em Goiana, PE, a Rampage começou a vender mais no fim de setembro e, desde então, foram emplacadas em torno de 15 mil unidades, de acordo com o executivo: “Tivemos uma mudança grande na Ram com essa picape, que chegou para entrar em mercados em que antes a marca não entrava, como as grandes cidades, que não são o habitat natural das picapes da marca”.
Ele também contou que 62% das vendas da Ram são realizadas fora das grandes capitais. Daí a importância de participar da Agrishow: “O dinheiro do Brasil só passa pela Avenida Faria Lima, em São Paulo, mas está fora das grandes capitais”.
Segundo Machado o rol dos clientes dos produtos Ram — até então majoritariamente homens, 99% do total, sendo 61% com filhos e 76% amantes de música sertaneja –, foi ampliado com a picape brasileira: “A Rampage rejuvenesceu a marca, com ela passamos a atingir público mais jovem, agora 54% dos clientes possuem de 30 a 44 anos e 45% preferem ir a eventos com a família”.
Há quatro anos a Ram tinha quarenta concessionários no País e hoje são 126 lojas em todos os estados: “Esta rede deve crescer mais uns quinze pontos até o fim do ano. A ideia é fechar 2024 com 140 unidades de vendas e pós-vendas”.
Três delas são Ram House, espaços luxuosos de convivência dedicados a clientes e futuros clientes, onde eles podem degustar vinho, comer churrasco e assistir a uma palestra e que praticamente funcionam vinte e quatro horas. Uma está em São Paulo, outra em Barueri, SP, e, a terceira, em Goiânia, GO, que o executivo chama de Dallas brasileira. A quarta será aberta no fim de maio em Florianópolis, SC, cidade em que grande parte das pessoas do agro do Centro Oeste possui casa de praia.