Lançamento global, o primeiro fora da China, foi na Cidade do México. Modelo só deverá chegar ao Brasil no segundo semestre.
Cidade do México – O México foi escolhido como palco do primeiro lançamento global de um veículo BYD fora da China. Na terça-feira, 14, a picape Shark, desenvolvida a partir da plataforma inédita DMO Super Híbrida Off-Road, foi apresentada em grandioso evento na Capital, Cidade do México, com mais de oitocentos convidados de diversos países latinos, mercados para os quais a BYD direciona seu primeiro foco com a picape.
Produzida em Zhengzhou, China, a Shark é um veículo PHEV, híbrido plug-in: o sistema de combustão híbrido, composto por um motor a combustão de 1.5 litro turbo e dois elétricos, um na parte dianteira e um na traseira, que juntos alcançam até 430 cv, o equivalente, segundo a BYD, a um motor 4.0 V8. A aceleração de 0 a 100 km/h demora 5,7 segundos.
O sistema híbrido permite autonomia de 840 quilômetros pelo ciclo europeu – ainda não tem os números do Inmetro, que costumam reduzir em torno de 30%. No 100% elétrico a picape roda em torno de 100 quilômetros, segundo a BYD.
No mercado brasileiro, onde a Shark deverá chegar no segundo semestre, o objetivo é concorrer no segmento de picapes médias, o qual hoje a Toyota Hilux lidera com certo conforto: vendeu 15 mil unidades de janeiro a abril, quase o dobro da Chevrolet S10, segunda mais vendida. Seu porte é maior, no entanto: tem 5 m 547 mm de comprimento, 3 m 260 mm de distância entre-eixos e 1 m 971 mm de largura. Sua caçamba oferece 1 mil 450 litros, mas apenas 835 quilos de carga – menos do que as suas principais concorrentes.
Para isto a BYD caprichou no acabamento e na eletrônica embarcada da Shark. O interior traz itens como painel instrumentos de 10 polegadas e a tradicional tela multimídia giratória de 12,8 polegadas, com todas as funções de infotainment dos modelos lançados pela companhia no Brasil.
O nome Shark segue a analogia ao oceano nos carros da BYD, que já tem o Dolphin, golfinho, e o Seal, foca. Por ser uma picape a escolha do tubarão acabou sendo a mais óbvia – e o design trouxe algumas inspirações, como a luz traseira que remete à nadadeira do animal.
A picape ainda traz a funcionalidade VTOL, na qual pode se transformar em uma fonte de carregamento de energia para outros aparelhos, como no recém-lançado Tan.
Por enquanto a Shark está disponível apenas no mercado mexicano, a partir de 899 mil 980 pesos, o equivalente a R$ 274 mil.
Fábrica no México
A escolha do México para palco do lançamento e primeiro país a negociar a Shark em seu mercado tem a ver com os planos da BYD para a América Latina. Oficialmente a razão anunciada é o desempenho das picapes no mercado mexicano, em franca ascensão. Existem outros fatores, no entanto.
A presidente para as Américas, Stella Li, confirmou que a companhia terá uma fábrica no país, sinalizando a intenção de colocar o pé no mercado estadunidense, o maior do mundo e grande consumidor de picapes, apesar dos recentes planos do governo de barrar a presença de produtos chineses, mesmo os produzidos no México, em seu mercado.
A nova unidade trabalhará em parceria com a brasileira em Camaçari, BA, onde estão sendo investidos R$ 5,5 bilhões, para atender à demanda da BYD na América Latina, onde claramente estão concentrados os esforços da diretoria para a expansão.