No segundo semestre serão importados três modelos, um deles o Neta GT
São Paulo– A Neta Auto, com sede na China, anunciou na terça-feira, 28, sua estreia no Brasil com a importação de três modelos elétricos ao longo do segundo semestre, após o estabelecimento de um centro de distribuição de peças a fim de dar suporte ao pós-vendas. A localização exata não foi divulgada, mas será na Região Sudeste, possivelmente no Estado de São Paulo.
Os planos são mais ousados, porém: o presidente assistente e vice-presidente executivo do departamento de overseas, Wilson Sun, contou que a empresa está pesquisando espaços tanto de fábricas já existentes como terrenos para erguer operação do zero. O objetivo é iniciar produção local em 2025 ou 2026.
Segundo Henrique Sampaio, diretor de marketing e produto da Neta Auto, a empresa possui predileção por fábrica já montada, para agilizar o processo. Sobre a unidade da Toyota em Indaiatuba, SP, que será fechada em meados de 2026 ao transferir a produção do Corolla para Sorocaba, SP, disse ser uma das opções:
“É preciso considerar que existem fábricas que podem receber operações em CKD ou SKD, pois se trata de operação de veículos desmontados que serão montados aqui. Não necessariamente requer estrutura como as das montadoras estabelecidas no País, que fazem desde a estamparia até o produto final”.
Sampaio lembrou, no leque de possibilidades da Neta, pode-se montar linha de produção até em uma fábrica de ônibus ou em uma encarroçadora: “É possível que seja feita parceria no mesmo espaço físico que outra marca, como acontece com Caoa Chery e Hyundai”.
O presidente Wilson Sun disse não poder revelar os números do investimento, que segundo ele serão divulgados quando for batido o martelo sobre a fábrica: “Acredite: será uma boa quantia. Até porque com o estabelecimento da produção local nós nacionalizaremos muitas peças”.
Ele assinalou que existem metas iniciais de vendas mas que “o volume não é mais importante do que a divulgação para conhecimento e aceitação do usuário em um primeiro momento”.
Sun contou que, em um primeiro momento, o principal objetivo é apresentar modelos e estabelecer redes de pós-vendas e serviços: “Temos plano de longo prazo no Brasil. Queremos algo sustentável”.
Quarenta concessionárias no Brasil
A Neta já está conversando com grupos concessionários e o projeto é até o fim do ano ter definidos de trinta a quarenta pontos nas maiores cidades brasileiras, sendo vinte deles em operação. Segundo Sun a empresa é muito exigente na escolha de revendedores e que exigência é que seja tudo padronizado: tamanho, oferta de serviços e até o design da loja.
A montadora Neta Auto pertence à Hozon, empresa criada em 2014 para criar tecnologia para o setor automotivo. Possui hoje sete modelos na China, cinco 100% elétricos e dois híbridos, sendo que um deles também está disponível na versão elétrica.
Dentre os veículos que virão ao Brasil até o fim do ano está o Neta GT, apresentado à imprensa, mas sem pormenores divulgados, o que será feito em momento posterior. Embora seu preço ainda seja desconhecido de acordo com Sampaio ocupará a faixa de preço das principais empresas chinesas que comercializam elétricos no País: “O valor surpreenderá”, afirmou, ao acenar que poderá girar em torno de R$ 250 mil – valor do BYD Song Plus.