Modelos compartilharão plataforma na América do Sul e na Europa
São Paulo – Do pouco que foi abordado sobre América Latina no Stellantis Investor Day, na quinta-feira, 13, chamou a atenção o fato de que existe um compacto Fiat programado para ser produzido na plataforma Smart Car, a mesma do Citroën C3, na região, até 2026.
Será o quarto veículo da plataforma, originalmente chamada CMP quando criada pela PSA. Além do C3, sobre ela são montados o C3 Aircross e o futuro Basalt, todos em Porto Real, RJ. Apesar de a Stellantis ter confirmado um novo veículo na unidade sul-fluminense, dentro da parcela de R$ 3 bilhões para lá reservados do plano de R$ 32 bilhões da região, pode ser que ele seja feito em outra unidade, ao introduzir a Smart Car em um novo local produtivo.
Carlos Tavares, CEO da Stellantis, deixou claro em sua apresentação que haverá maior compartilhamento de plataformas dentro do grupo daqui em diante. Esta é, na sua opinião, uma vantagem competitiva da companhia.
A apresentação de quinta-feira foi centrada em Europa e Estados Unidos, com maior destaque para as marcas Peugeot, Jeep e Ram. E da Jeep foram anunciadas duas novidades bem familiares aos brasileiros: as novas gerações do Compass e do Renegade, prometidas para os Estados Unidos em 2026 e 2027, respectivamente, já com eletrificação.