São Paulo – Durante 24 horas por dia, sete dias por semana, engenheiros e programadores trabalham para desenvolver softwares para a Stellantis, que aproveita a sua presença global para acelerar a criação de oportunidades de negócios que vão além da montagem e venda de veículos. O objetivo é que a área de software gere para a companhia, que pretende liderar o segmento dentro do setor automotivo, receitas adicionais de 20 bilhões de euros até o fim da década.
O planejamento da área foi apresentado por Yves Bonnefont, CSO, chief software officer, para jornalistas em conferência digital. O potencial é grande: são 13,8 milhões de carros conectados circulando, que somente no ano passado demandaram 94 milhões de atualizações OTA, over the air, gerando expansão de 2,5 vezes das vendas nos últimos três anos – com margens crescentes. Até 2030 a empresa prevê 34 milhões de carros conectados.
“Em pouco mais de dois anos mudamos a mentalidade tradicional de uma empresa da indústria automotiva para operar de forma parecida com uma startup, com foco na velocidade e em conseguirmos desenvolver nós mesmos os softwares. Isso nos deu mais flexibilidade e vantagem competitiva.”
Pavimentado o caminho o próximo passo, segundo Bonnefont, é integrar todos os desenvolvimentos nos veículos por meio de três plataformas da Stellantis: a STLA Brain, arquitetura que centraliza os acessos over the air, como se fosse o processador do automóvel, a STLA Cockpit, que pretende simplificar o acesso das tecnologias ao motorista, com menos botões e possibilidade de interação com inteligência artificial, e a STLA AutoDrive, que reúne as tecnologias ADAS e promete ser a porta de entrada para a direção autônoma.
Os veículos da Stellantis na Europa já sairão das linhas com as novas arquiteturas em 2024, sendo introduzidas de forma gradativa. Em breve este processo será expandido para outras regiões.
E até o fim do ano a companhia começará a oferecer, em vinte países da Europa, um assistente virtual com tecnologia do Chat GPT. Será como a Alexa dos carros das catorze marcas do grupo.