Cajamar, SP – A GWM mantém 523,2 mil peças e componentes, avaliadas em R$ 41,7 milhões, em seu Centro de Distribuição instalado em Cajamar. O estoque é suficiente para atender as necessidades dos clientes nas concessionárias por cerca de nove meses, calcula a empresa, que diz ter nível de disponibilidade de peças para o SUV Haval H6 de 96% e para o elétrico Ora 03 de 97%.
Desde que iniciou suas vendas no Brasil a GWM já atendeu a 3,9 mil veículos nas concessionárias, seja para revisão tradicional, seja para substituir alguma peça danificada em uma colisão, por exemplo. O total de peças comercializadas para as concessionárias neste período foi de 55,6 mil unidades, somando R$ 18,1 milhões.
Do total de peças vendido até agora 48% foram na Região Sudeste, 20% na Região Sul, 18% no Nordeste, 12% no Centro-oeste e 5% na Norte.
As peças demoram cerca de quatro meses para chegar ao Brasil a partir do momento que o pedido é enviado para a China. A GWM trabalha para fazer com que, dali, elas sejam encaminhadas às suas 45 concessionárias: para garantir o fluxo de entrega a empresa carrega os caminhões diariamente em seu Centro de Distribuição de Peças e os veículos saem carregados após às 16h00 rumo às revendas que solicitaram as peças.
Os pedidos regulares de peças da GWM são enviados da China por meio de navios e todos chegam ao Porto de Santos, SP. Mas a empresa também possui um sistema de pedidos mais rápido, para atender casos críticos, quando os componentes são enviados de avião para os aeroportos de Viracopos ou de Guarulhos, demorando de quinze a trinta dias para chegar ao Brasil.
Para evitar a concorrência das concessionárias a GWM pratica o mesmo preço em todas as revendas, que têm acesso a sistema online para enviar os pedidos — todos eles rastreáveis.
O quadro de funcionários que cuida de toda a logística das peças no Brasil é formado por oitenta pessoas: dois chineses especialistas, oito colaboradores divididos pela gestão e pela importação dos pedidos, dez trabalham no centro de distribuição, quinze estão nos fornecedores que enviam as peças de forma direta para a GWM e outros 45 estão espalhados por todas concessionárias, dedicados à gestão dos estoques.
O parceiro logística da GWM é a SDV, que cuida de todo o transporte das peças do porto ou dos aeroportos até o centro de distribuição e, depois, entrega os componentes em todas as concessionárias.