São Paulo – A Marcopolo investiu R$ 45 milhões em uma nova central de armazenamento e distribuição de produtos inflamáveis na unidade Ana Rech, em Caxias do Sul, RS, responsável pela automatização do abastecimento desses materiais. Trata-se do maior valor já aportado pela companhia em iniciativa dedicada à segurança.
As obras foram iniciadas em 2022. A unidade conta uma IHM, interface homem-máquina, ou tela de monitoramento e controle, paredes projetadas com resistência de até quatro horas ao fogo, sistema de combate de incêndio com equipamentos de detecção de chama e fumaça, bombas elétricas à prova de explosão com bombeamento para as áreas das cabines de pintura, primer e sala de preparação de tintas.
Esta interface facilita a visualização e programação de todos os equipamentos interligados e o monitoramento de todas as bombas de transferência de produtos, níveis mínimo e máximo dos tanques e sistemas de aquecimento e ventilação. A IHM pode ser espelhada em outros computadores da empresa para facilitar o monitoramento e controle.