Sete dos quinze lançamentos prometidos pela empresa em 2024 já estão nas concessionárias
Campos do Jordão, SP – Quase metade dos quinze lançamentos prometidos pela BMW no mercado brasileiro em 2024 já chegou às concessionárias, que comemoram o crescimento de 17% nas vendas no primeiro semestre, para 7,6 mil unidades. Na quarta-feira, 3, foram apresentados o sexto e o sétimo: o X2 e o iX2, sua versão 100% elétrica.
Os dois carros, apesar de semelhantes em porte e design, têm uma grande diferença: o powertrain. Só por isto já é justo considerá-los dois modelos diferentes, como a BMW o fez na apresentação. Enquanto o X2 traz dentro de seu capô um motor 2.0 turbo a gasolina que alcança 150 cv o iX2 é movimentado por dois motores elétricos, um dianteiro e um traseiro, que, combinados, geram 230 cv.
As diferenças não param por aí: o X2 a combustão tem respiros na grade dianteira, para ajudar na refrigeração do motor, e o elétrico traz a grade fechada. As rodas também são diferentes e, por causa da bateria, o iX2 oferece menos espaço no porta-malas: 525 litros contra 560 do a gasolina.
A bateria do iX2, montada pela BMW com células CATL, é formada por 156 células em cinco módulos, que proporcionam 337 quilômetros de autonomia segundo o PBEV.
Carro cresceu
A nova geração do X2 ficou maior na comparação com seu antecessor, lançado em 2018 e aposentado no ano passado: são 194 mm a mais de comprimento, 77 mm de entre eixos, 64 mm de altura e 21 cm de largura. Agora o X2 é maior do que o X1 – superou em 54 mm o comprimento.
A BMW também mexeu no posicionamento do modelo, que antes estava bem acima, em preço, do que o SUV X1. São apenas duas versões, uma para cada powertrain: a xDrive 20i M Sport, gasolina, por R$ 388 mil 950, e a xDrive 30M Sport, elétrica, por R$ 443 mil 950. O preço dos elétricos inclui wallbox.
Eletrificados e novidades
Além dos dois X2 a BMW já apresentou, este ano, o i5, o iX1 xDrive 20, o M3 CS, o 530E e o 420i Cabrio. Tiago Yoshitake, gerente de produto e preços da BMW, confirmou que outra versão do X2, a xDrive 35i Sport, com motor 3.0 de seis cilindros, chegará ao mercado brasileiro até o fim do ano.
Segundo a diretora de vendas Michele Menchini 25% das vendas BMW são de modelos eletrificados. Com a chegada do iX2 o portfólio local passou a oferecer sete versões híbridas ou 100% elétricas.