São Paulo – A Volvo Cars começará a cobrar pela recarga de veículos elétricos e híbridos plug in de outras marcas em seus eletropostos instalados no País. A cobrança, prevista para começar em 10 de julho, será feita pelo seu aplicativo, necessário para ativar o carregador e no qual o usuário deve cadastrar o seu veículo e um cartão de crédito. Os proprietários de qualquer modelo da Volvo estarão isentos de quase todas as cobranças previstas.
No total a Volvo Cars mantém 52 unidades de recarga rápida em rodovias e mais 1 mil unidades de recarga lenta instaladas em shoppings, mercados, hotéis e outros locais. Junto com a cobrança da recarga será instituída uma taxa de ociosidade, esta vigente inclusive para proprietários de veículos Volvo: será cobrado R$ 5 por minuto, após um prazo de quinze minutos, para quem mantiver seu veículo conectado ao carregador após a bateria alcançar 100% de autonomia.
Segundo Marcelo Godoy, presidente da empresa no Brasil, a intenção é tentar educar os usuários para que não ocupem a vaga se o veículo já estiver carregado.
A taxa de ativação do eletroposto é de R$ 2,50 e será cobrada assim que o usuário conectar seu veículo. O kWh custará R$ 4, valor que é quase o dobro da média do mercado. Godoy argumentou que a empresa estudou muito bem o mercado antes de definir o valor: “É um valor mais alto, mas todos os nossos eletropostos oferecem um serviço de conveniência com restaurante, banheiro e segurança”.
O movimento de iniciar a cobrança das recargas é para gerar receita sobre um investimento de R$ 70 milhões que a Volvo está fazendo no País para chegar a cerca de cem eletropostos rápidos nas rodovias. A ação também serve como um recado para as outras marcas que vendem veículos elétricos, principalmente em grandes volumes, pois elas não estão olhando para a infraestrutura de serviços.
Segundo Godoy algumas marcas vendem os veículos elétricos e, quando são questionadas pelos clientes sobre a infraestrutura, afirmam que ainda não possuem uma rede própria, mas é possível usar a da Volvo para recarregar as baterias de qualquer modelo. Esse cenário não mudará desde que os usuários paguem pela energia.
Dados coletados pela Volvo Cars mostram que 47% dos usuários dos seus eletropostos são proprietários de veículos da BYD, seguidos por clientes da Volvo que representam 24%. Os donos de GWM representam 13%, BMW 2%, Chery 2% e outras marcam ficam com os 12% restantes.