E-2008 inaugura design reestilizado da marca no País com mais potência e autonomia
São Paulo – Mais uma vez, assim como aconteceu há cerca de um ano, a Peugeot mostrou primeiro, no mercado brasileiro, a versão 100% elétrica de seu SUV compacto reestilizado, o E-2008. Assim como já aconteceu na Europa o modelo inaugura no País o nova e refinada identidade visual da marca do leão.
Mas a apresentação do E-2008, importado de Vigo, Espanha, aos potenciais clientes brasileiros, com direito a test-drive, começa antes do resto da família, já neste fim de semana na Casacor São Paulo, realizada no Conjunto Nacional, na Avenida Paulista, até o próximo 28 de julho.
Contudo as vendas da nova geração do SUV só serão iniciadas a partir de agosto, juntamente com o E-2008, este já escalado para ser a opção topo de linha. Os preços de toda a gama só serão divulgados no mês que vem, mas como a versão elétrica é a mais cara deverá custar acima dos R$ 200 mil.
A nova geração do 2008, lançada em 2019 na Europa e reestilizada no ano passado, chegou ao Brasil já no fim de 2022 somente na versão elétrica, por R$ 260 mil, mas após muitos descontos motivados pela concorrência chinesa nos últimos meses o preço caiu para menos de R$ 190 mil. Ao longo de 2023 a Peugeot vendeu cerca de quinhentas unidades do modelo a bateria, e este ano o estoque do E-2008 antes da atual reestilização foi zerado com 150 vendas.
Neste período todo a primeira geração do 2008, lançada no mercado brasileiro em 2015 e passando por algumas reestilizações, seguiu sendo produzida em Porto Real, RJ, e até agora é vendida no site da Peugeot em duas versões com o motor 1.6 aspirado de R$ 110 mil e R$ 115 mil, e duas turbo com o 1.6 THP, de R$ 130 mil e R$ 135 mil.
Lançamento mais importante desde o 206
Rafael Filon, gerente de marketing de produto da Peugeot América do Sul, avaliou que “o 2008 será o mais importante lançamento da marca no País desde o 206”, hatch que foi primeiro Peugeot produzido aqui, a partir de 2001.
Para o E-2008 as expectativas são bem mais tímidas: o modelo será vendido e receberá assistência técnica nos E-Centers da rede, instalados em 32 das mais de trezentas concessionárias no País. Ainda que seja um número limitado é uma evolução ante os dois pontos especializados inaugurados em 2021. “Se houver demanda vamos aumentar esta rede mas avaliamos que no momento já atende o nosso público”, afirmou Filon.
Os principais clientes dos carros elétricos da Peugeot, segundo suas pesquisas, são jovens de 35 a 45 anos com famílias formadas, de alta renda, que estão experimentando a eletromobilidade pela primeira vez para uso urbano, e geralmente o modelo a bateria é o segundo carro da família.
Feição renovada e refinada
O 2008 é o primeiro Peugeot no País a ostentar a nova identidade visual global da marca, como o logo retrô do leão fixado na nova grade frontal emoldurada pelas duas lanternas em três filetes verticais de LED que formam a assinatura luminosa do veículo – que os designers da empresa dizem ser “as marcas das garras do leão”, em substituição ao filete único que era chamado de “dente de sabre”.
O novo visual é muito mais um refinamento daquele apresentado em 2019 do que uma grande mudança, cumpre a função de renovar o modelo sem perder características que já eram admiradas em seu belo design.
Por dentro o novo E-2008 manteve o acabamento caprichado, com bancos revestidos em couro Alcântara, aveludado. O quadro de instrumentos digital de 10 polegadas i-Cockpit 3D, posicionado ao nível dos olhos e acima do pequeno volante, ganhou novo design de telas.
No centro do painel está o inédito sistema de infoentretenimento Peugeot i-Connect, com tela sensível ao toque de 10,3 polegadas de alta definição, com respostas semelhantes às de um smartphone. Aliás o telefone agora pode ser espelhado com conexão Bluetooth, sem cabo, pelo sistemas Apple CarPlay ou Android Auto. O recarregador sem-fio no console central, segundo a Peugeot, é três vezes mais potente do que o utilizado na versão anterior do carro. Também estão disponíveis uma tomada USB-A e três USB-C, duas delas para quem vai nos assentos traseiros.
Outra novidade é o sistema Visio Park 360°, que integra câmeras dianteira e traseira que transmitem imagens de alta definição à tela da central, com visão geral do entorno do veículo.
Mais potência e autonomia
A Peugeot também aplicou melhorias em todo o sistema de propulsão elétrica do E-2008. A potência do motor aumentou 15%, de 136 cv para 158 cv, com torque máximo de 260 Nm e velocidade máxima eletronicamente limitada a 150 km/h. A capacidade da bateria também subiu de 50 kWh para 54 kWh, com expansão da autonomia, de 234 para 261 quilômetros segundo padrões brasileiros do PBEV/Inmetro.
Para o recarregamento o novo E-2008 conta com um carregador monofásico de 11 kW, superior ao anterior de 7,4 kW, o que permite uma recarga rápida de 80% em até 30 minutos em estações de 100 kW, em comparação aos 40 minutos da versão anterior.
O seletor de câmbio e-Toggle permite a mudança de condução de forma ágil, com opção de três modos: Eco, Normal e Sport.
O E-2008 traz de série o sistema de segurança Peugeot Driver Assist, que integra alerta de ponto cego, alerta de colisão, frenagem de emergência automática, comutação automática de farol alto, reconhecimento de sinalização de velocidade, detector de fadiga, piloto automático adaptativo ACC, alerta e correção de permanência em faixa. O modelo também vem com freios ABS, distribuição eletrônica de frenagem, cintos de segurança de três pontos para todos os passageiros, sistema Isofix para fixação de cadeirinhas infantis, seis airbags, assistência de partida em rampa e freio de mão com acionamento elétrico.