São Paulo – A produção de veículos leves, no México, somou 2 milhões de unidades de janeiro a junho, aumento de 5,2% na comparação com igual período do ano passado, de acordo com dados divulgados pela Amia, entidade que representa a indústria local.
Junho foi mais um mês positivo de produção, com 344,2 mil unidades, alta de 3,8% sobre igual mês do ano passado e queda de 5,8% com relação a maio.
A Amia ressaltou o bom desempenho da capacidade fabril utilizada em 2024, que de janeiro a abril atingiu o maior porcentual desde 2019, ano pré-pandemia, chegando a 88,7%, sendo o melhor resultado dos últimos cinco anos. Em igual período do ano passado o uso da capacidade instalada chegou a 85,3% e em 2019 a ocupação foi de 83,3%.
A maior parte da produção mexicana é dedicada às exportações e, no primeiro semestre, 1,7 milhão de unidades seguiram para outros países, crescimento de 10,7% na comparação com os primeiros seis meses do ano passado. Em junho foram exportados 295,7 mil unidades de veículos leves, alta de 3,3% sobre junho de 2023 e queda de 4,8% na comparação com maio.
No primeiro semestre o principal destino dos veículos mexicanos foram os Estados Unidos, 1,4 milhão de unidades. Em segundo lugar aparece o Canadá, 142,3 mil, em terceiro a Alemanha, 56,2 mil, e em quarto lugar o Brasil com 18,3 mil.
As vendas de veículos leves ao mercado interno no primeiro semestre somaram 708,6 mil unidades, avanço de 8,3% na comparação com os seis primeiros meses de 2023. No período a Nissan liderou com 17,2% de market share, seguida pela General Motors com 14,1% e pela Volkswagen com 11,7%.
Em junho as vendas no mercado interno somaram 122,9 mil veículos leves, incremento de 8,3% sobre junho do ano passado e de 2,4% na comparação com maio.