São Paulo – A Agência Autoinforme, promotora do Prêmio Mobilidade Limpa, em sua segunda edição, premiou os melhores automóveis e comerciais leves vendidos no Brasil por meio dos índices de consumo energético, MJ/km. O evento foi realizado durante o último dia da Eletrolar Show 2024, realizada no Transamérica Expo Center, em São Paulo.
Os dados usados pela Autoinforme são do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, do Inmetro, com data-base de março de 2024, considerando 35 marcas e 975 modelos e versões, nas categorias elétricos, plug-in, híbridos, flex, gasolina e diesel.
Em cada categoria houve um premiado por segmento e diversos modelos foram reconhecidos, mas o vencedor geral foi o elétrico BYD Dolphin Mini, com MJ/km de 0,41. Logo atrás ficou outro modelo elétrico da BYD, o Dolphin, com consumo de 0,42 MJ/km, e na terceira posição ficou o SUV elétrico da Hyundai, o Kona EV, com 0,44 MJ/km.
Dentre os modelos a combustão o Chevrolet Onix Plus foi o que apresentou o menor consumo energético, com 1,42 MJ/km. Nos híbridos leves o vencedor foi o Kia Stonic com 1,55 MJ/km, e nos híbridos tradicionais o vencedor foi o Hyundai Ioniq com 1,09 MJ/km de consumo energético. Nos híbridos plug-in o veículo que apresentou o menor consumo foi o Toyota Rav4 com 0,67 MJ/km.