São Paulo – A One Equity Partners, empresa de private equity, entrou em acordo para adquirir da Stellantis parte da Comau, cinquentenária empresa de automação e robótica que integra o grupo. A OEP fará um investimento e se tornará acionista majoritária da Comau, deixando a Stellantis como minoritária ativa, segundo comunicado divulgado pela montadora.
O spin-off da Comau estava nos planos desde a assinatura do acordo que uniu os grupos FCA e PSA em janeiro de 2021 e criou a Stellantis. A equipe executiva da fabricante de equipamentos de automação será mantida, incluindo o presidente executivo Alessandro Nasi e o CEO Pietro Gorlier.
Carlos Tavares, CEO da Stellantis, disse que a negociação foi planejada para fortalecer a Comau: “Esta transação foi projetada para ajudar a Comau a alcançar autonomia e a fortalecer ainda mais seu sucesso, no apoio a todos os participantes, especificamente funcionários e clientes. Isto também permite à Stellantis concentrar-se em suas principais atividades comerciais na Europa”.