São Paulo – Pouco mais de 187 mil automóveis e comerciais leves foram emplacados até o domingo, 28, de acordo com dados preliminares do Renavam divulgados pela Consultores Cavalcante, que projetou para o mês vendas na casa de 216 mil a 220 mil, as maiores para julho desde 2019. Caso alcançada a projeção da consultoria o mês superaria também abril, que registrou 208,3 mil veículos leves, e se tornaria o melhor do ano em volume.
Julho tem a seu favor, segundo o consultor, 23 dias úteis sem feriados ou paralisações de fábricas. Em contrapartida os estoques ainda estão desajustados para muitos dos modelos, reflexo, ainda, das enchentes no Rio Grande do Sul.
O ritmo deverá ser semelhante a julho do ano passado quando, impulsionado pelo programa de descontos do governo federal, o mercado registrou a venda de 215,7 mil veículos leves.
Dos 187 mil veículos emplacados na prévia de julho 51,7% foram registrados a partir de vendas no varejo. As vendas diretas responderam por 48,3%.
A Fiat Strada lidera as vendas, com 11,8 mil unidades vendidas, seguida pelo Volkswagen Polo, 10,1 mil, e o Fiat Argo, 7 mil licenciamentos.