Empresa investiu R$ 250 milhões, dentro do aporte de R$ 1,5 bilhão, para produzir localmente o BZR e BZRT
São Paulo — A Volvo Buses apresentou dois novos chassis de ônibus 100% elétricos, incluindo um articulado e biarticulado, na Lat.Bus 2024, realizada no Expo São Paulo de 6 a 8 de agosto. Com participação ativa da engenharia nacional o BZR e o BZRT estão em fase final de testes mas já têm produção confirmada para a fábrica de Curitiba, PR, no primeiro trimestre do ano que vem.
Segundo afirmou André Marques, presidente da companhia na América Latina, assim que estiver homologado o veículo seguirá para alguns clientes para testar em suas operações. Mais: negociações com algumas prefeituras já estão em andamento: “Existem muitas cidades que demandam por ônibus articulados e que procuram por uma opção elétrica. Estamos conversando para apresentar o nosso novo modelo”.
A nacionalização dos dois chassis, recém-apresentados na Europa, resultam do aporte de R$ 250 milhões, usado para desenvolvimento e mudanças na fábrica, e que faz parte do investimento de R$ 1,5 bilhão que o Grupo Volvo aplica no Brasil.
O BZRT está equipado com dois motores elétricos de 200 kW cada, que juntos geram 540 cv de potência, e trabalham com câmbio automatizado de duas velocidades, desenvolvido com base na transmissão I-Shift, da Volvo. Ele pode ser equipado com seis ou oito baterias, que rodam até 250 quilômetros com uma única carga, sendo que o tempo de recarga varia de duas a quatro horas. Como opcional a Volvo Buses oferece carregador no teto da carroceria para recargas rápidas em terminais BRT.
O BZR traz os mesmos dois motores de 200kW e câmbio I-Shift, mas conta com quatro a cinco baterias e alcanca de até 300 quilômetros de autonomia. Pode operar em rotas urbanas, intermunicipais e fretamento e pode ser oferecido, também, na variação BZRLE, com piso baixo.
Os ônibus elétricos da Volvo estão sendo testados em outros países da América Latina, como Colômbia e do Chile, sendo que no primeiro é o BZR que está rodando com alguns clientes.