Neta lançou oficialmente sua operação brasileira no Festival Interlagos. BYD e GWM apresentam novidades para agora e próximos meses.
São Paulo – Com um grande estande dentro da arena montada no Autódromo José Carlos Pace para o Festival Interlagos 2024 a Neta, empresa produtora de veículos da China, considerada startup por seu pouco tempo de existência, faz seu lançamento oficial no mercado brasileiro. Os visitantes poderão andar em três dos veículos já confirmados para o País, os SUVs Aya e X e o esportivo GT.
Os três modelos são 100% elétricos. O Aya é um SUV compacto com capacidade para apenas quatro ocupantes, com motor que gera 95 cv e autonomia para 263 quilômetros no ciclo PBEV. Tem duas versões: a Comfort, R$ 124,9 mil, e a Luxury, com a diferença de incluir sistemas ADAS, por R$ 134,9 mil.
Um pouco maior o SUV X gera até 163 cv e tem três versões: 400, com bateria de menor autonomia, 258 quilômetros, por R$ 194,9 mil, 500, cuja bateria alcança 317 quilômetros, por R$ 204,9 mil, e a 500 Luxury, com a mesma bateria do 500 e sistemas ADAS, por R$ 214,9 mil.
Os dois modelos chegam em setembro e o GT no ano que vem. A Neta inaugura nos próximos dias, em São Paulo, sua primeira concessionária.
Por ser estreante a Neta foi a que, no primeiro dia de apresentações à imprensa, trouxe mais novidades. Mas suas concorrentes chinesas também apostaram em novos modelos para buscar atrair clientes: a BYD confirmou o lançamento do Yuan Pro para setembro e o da picape Shark para outubro.
Para o ano que vem a BYD ampliará seu alcance com a chegada de duas novas marcas, Denza e a BAO. Segundo o vice-presidente sênior Alexandre Baldy nova rede será estruturada para isto, começando com a Denza 09, uma minivan de luxo presente no estande montado em Interlagos. O BAO 5 também está lá, mas ainda não é garantia de ser a primeira novidade da marca.
A GWM anunciou dois novos modelos para o mercado brasileiro: o Tank 300 e o Wey 07. O primeiro é um SUV dedicado ao público que gosta de se aventurar fora da estrada, com vendas programadas para o primeiro semestre de 2025. Ele terá motor 2.0 turbo híbrido plug-in, com 408 cv de potência.
O Wey 07 representa o que a GWM possui de mais luxuoso no mundo, segundo o COO Diego Fernandes. As vendas deverão começar no segundo semestre do ano que vem, com motor 1.5 turbo e sistema híbrido plug-in, completado por dois motores elétricos, que juntos geram 516 cv de potência. A GWM também anunciou uma versão especial do elétrico Ora 03, a Approve, que já está em pré-venda por R$ 189 mil, limitada a duzentas unidades.
Já a Lexus apresentou o SUV RX 450h Plus, seu primeiro híbrido plug-in aqui. A marca de luxo da Toyota espera vender oitenta unidades até o fim do ano. O modelo está equipado com motor a combustão de 187 cv de potência e outro elétrico de 182 cv que, juntos, somam 308 cv, com câmbio automático. Apenas no modo elétrico o Lexus RX 450h Plus, que será vendido por R$ 610 mil, roda até 56 quilômetros.
Novas versões e séries especiais
Duas novidades complementam o portfólio da Ram no Brasil. No Festival Interlagos a marca da Stellantis anunciou o lançamento da Rampage Rebel Ignition, versão limitada da picape que terá apenas 150 unidades produzidas, todas com motor 2.0 turbo de 272 cv de potência. Os clientes já podem encomendar a configuração nas concessionárias por R$ 286 mil 990. A expectativa da marca é de que o lote se esgote rapidamente e, por isso, já existem conversas internas para produzir um segundo lote, também com poucas unidades, segundo o vice-presidente, Juliano Machado.
A Ram 2500 ganhou a versão especial Rodeio, que traz como grande novidade a opção de seis lugares, sendo três assentos na dianteira e três na parte traseira. Essa versão será vendida por R$ 469 mil 990 e terá apenas 77 unidades importadas para o Brasil, número que homenageia o primeiro rodeio que aconteceu no País, há 77 anos.
A Jeep anunciou mudanças em seus modelos mais caros vendidos no Brasil, o SUV Wrangler e a picape Gladiator, que agora serão vendidos apenas em uma versão, a Rubicon, por R$ 500 mil. A linha 2025 dos dois modelos traz novas rodas, nova grade frontal, novo para-choque e três opções de novas cores. Internamente o painel foi todo reformulado e oferece nova central multimídia com tela de 12,3 polegadas com espelhamento sem fio para smartphones e com bancos dianteiros que dispõem de ajustes elétricos.
Sem novidades para o Festival, onde aposta as fichas no recém-lançado Kardian, a Renault prepara para os próximos meses uma versão com transmissão manual do SUV, com o mesmo motor 1.0 turbo, segundo seu presidente, Ricardo Gondo. Em paralelo a companhia trabalha no seu próximo SUV, do segmento C, que será apresentado no ano que vem – de acordo com Gondo o projeto está chegando à fase dos protótipos.