São Paulo – O mercado do Peru manteve, em julho, a tendência de queda do primeiro semestre: foram comercializados 11,1 mil automóveis e comerciais leves, resultado 16,9% menor do que o registrado em igual mês do ano passado. Na comparação com junho houve crescimento de 2,8%, de acordo com os dados divulgados pela AAP, Associação Automotiva do Peru.
No acumulado até julho as vendas somaram 100,1 mil unidades, volume 13,5% menor do que o registrado no mesmo período de 2023. Com o resultado negativo do mês passado o porcentual de queda aumentou 0,5 pp.
A Toyota dominou o mercado peruano e vendeu 18,3 mil unidades de janeiro a julho, liderando o ranking por marca. Em segundo lugar ficou a Hyundai com 8,3 mil, seguida pela Kia, com 7,6 mil.
As vendas de caminhões, em julho, somaram 979 unidades, volume 1,2% menor do que o vendido em julho do ano passado — com relação a junho houve queda de 11%. No acumulado do ano foram vendidos 7 mil veículos, recuo de 0,2% na comparação com idêntico período de 2023.
No segmento de ônibus foram comercializadas 305 unidades em julho, alta de 2% sobre igual mês de 2023, e sobre junho o incremento foi de 20,1%. Nos sete primeiros meses o mercado peruano comprou 1,6 mil ônibus, volume 20,2% superior ao comercializado nos mesmos meses do ano passado.