São Paulo – A XBRI Pneus, marca brasileira de pneus de carga e de passeio importados da Ásia, informou que planeja investir R$ 1,5 bilhão na construção de fábrica. Ainda estão em estudos os locais para aquisição de terreno – conversas com governos do Paraná, São Paulo, Rio Grande do Sul, Espírito Santo e Bahia estão em curso. O objetivo, segundo comunicado, é atender ao mercado brasileiro de reposição, OEM e exportar para os Estados Unidos.
Segundo a empresa o Brasil oferece mercado em expansão e com grande potencial de crescimento. Os pneus XBRI, “importados da China, Vietnã, Malásia e Tailândia, atendem aos principais modelos de veículos presentes no mercado brasileiro e são fortes na reposição, com presença em distribuidoras e grandes varejistas”. No ano passado foram vendidos mais de 3,5 milhões de pneus da marca, com faturamento de R$ 4,5 bilhões, com projeção de avanço de 20% em 2024.
“A XBRI Pneus foi fundada há 36 anos e posicionou-se estrategicamente por meio do desenvolvimento de produtos pensados para as condições de clima e rodagem brasileiras, mas com produção 100% no Exterior”, afirmou Samer Nasser, seu diretor de relações institucionais. “Hoje os custos de produção, logística e tributários para exportação a partir de nossas fábricas na Ásia já se assemelham aos custos de produção daqui, de modo que entendemos que chegou a hora de fazermos este investimento.”
Nasser ponderou, porém, “ser fundamental que o governo federal não eleve o imposto de importação de pneus” de 16% para 35%, demanda da Anip que está sendo analisada pela Camex, Câmara de Comércio Exterior, do MDIC, Ministério da Indústria, Comércio e Serviços:
“Para que possamos nos instalar aqui precisamos seguir formando mercado para nossos pneus, com rede de distribuição e comercialização. E é fundamental que tenhamos produtos a preços competitivos para vender”.