São Paulo – Mais de 7 mil visitantes de toda a América Latina deverão comparecer ao pavilhão principal do São Paulo Expo, onde foi inaugurada na quarta-feira, 21, a trigésima-segunda edição do Congresso Fenabrave, que segue até a quinta0-feira, 22. Além de estandes com prestadores de serviços e autopeças dedicadas aos diversos negócios da comercialização de veículos haverá uma série de palestras e apresentações sobre estes temas.
Segundo José Maurício Andreta Júnior, presidente da Fenabrave, é a maior edição de todos os tempos com “o aumento de mais de 5 mil m2 na área de exposições na comparação com a última edição”.
Em meio à forte concorrência de novos canais e formas de vendas automotivas à concessão tradicional, Andreta apontou que “o modelo dos concessionários continua forte e ainda é a melhor opção tanto para quem produz como para quem comercializa e, sobretudo, para aqueles que querem comprar um veículo”.
Durante a cerimônia de abertura do evento, com a presença de diversas autoridades e executivos de toda a cadeia automotiva, o presidente da Fenabrave reforçou a expectativa de crescimento de 13% das vendas em 2024: “Estamos a apenas 31%, em termos de volume de vendas, de alcançar o melhor resultado histórico no País”.
Além do mercado brasileiro as associações de concessionários da região estão presentes para discutir os desafios do negócio em meio a situações econômicas distintas.
A reportagem conversou informalmente com diversos representantes das entidades e houve unanimidade: os mercados estão enfrentando uma queda na rentabilidade porque além das margens estarem menores há uma concorrência feroz de produtos feitos na Ásia, que são mais baratos e igualmente com tíquete médio menor.
Durante as discussões com a presença apenas destes executivos foram debatidas formas de proteger a saúde financeira dos grupos que, segundo um dos executivos, estão ficando pelo caminho dessa feroz competição com as novatas e pouco rentáveis marcas asiáticas.