Segundo presidente André Di Giorgio a empresa planeja abrir novas lojas e crescer dois dígitos em 2024
São Paulo – Comprado em 2016 pelo fundo privado Advent International o Grupo Fortbras, que opera na distribuição de peças de reposição para veículos, saltou de dezoito para 246 pontos de vendas, ampliando sua capilaridade no mercado brasileiro. Para 2024, segundo seu novo diretor presidente, André Di Giorgio, a expectativa é de crescimento na casa dos dois dígitos.
A expansão está sendo puxada pelo aumento da demanda na reposição, contou o executivo em entrevista exclusiva à Agência AutoData, seu primeiro contato com a imprensa após assumir o cargo: “A forte expansão desde 2016 se deu pela abertura de novas lojas e pela aquisição de empresas que já atuavam no segmento e tinham forte presença em sua região. No total nós compramos cinco empresas e atualmente temos dezessete bandeiras diferentes no mercado de peças de reposição”.
Como as empresas adquiridas já eram conhecidas regionalmente as marcas foram mantidas, disse Di Giorgio. Em 2024 o plano é elevar o número de lojas, mas em ritmo um pouco abaixo do ano passado, quando trinta foram inauguradas.
A empresa está investindo nos seus centros de distribuição instalados pelo País. São seis unidades e uma delas, a do Mato Grosso, terá sua capacidade de distribuição quadruplicada até o final do ano para atender melhor aos clientes da região, uma vez que o número de revendas da Fortbras aumentou de forma relevante no Estado, saindo de três para dezenove unidades.
Em 2025 o foco voltará a ser quase todo na expansão das lojas, pois segundo Giorgio os acionistas têm grande apetite para ganhar capilaridade no País: “Essa é uma das minhas metas como novo responsável pela Fortbras: elevar o número de lojas anualmente, aumentando nossa presença no Brasil”.
Ele disse que hoje a empresa é muito forte em regiões como Norte, Centro-Oeste e o Interior do Estado de São Paulo. Na Capital paulista a Fortbras ainda não opera e, por isto, existe um “mar de oportunidades para ser conquistado”. Boas oportunidades também foram mapeadas no Sul e no Nordeste, onde a empresa pretende avançar nos próximos anos.
Um ponto importante para seguir crescendo é a mão de obra qualificada, uma vez que para cada loja são necessários vinte funcionários, no mínimo, e para isto a empresa realiza processo de treinamentos para vendedores, estoquistas e gerentes, com a intenção de garantir o bom nível de atendimento aos clientes. Além das lojas a Fortbras também dispõe de outros canais de vendas, como WhatsApp, telefone e com vendedores nas ruas, visitando oficinas mecânicas.
Os seis centros de distribuição, que armazenam mais de 300 mil peças diferentes, são responsáveis por abastecer diariamente todas as lojas do grupo com peças nacionais e importadas, tanto de empresas que fornecem direto para as montadoras e participam dos projetos de produção dos veículos como de marcas que atuam apenas na reposição. Em algumas linhas de produtos a Fortbras possui marca própria.
Os componentes comercializados pela Fortbras são para todos os tipos de veículos, desde motocicletas até máquinas agrícolas. Atualmente o grupo possui mais de 5,2 mil funcionários e atende a mais de 400 mil clientes por mês.