Companhia torna Brasil plataforma de desenvolvimento e produção de pneus para outros mercados
São Paulo – As duas fábricas brasileiras da Pirelli, em Campinas, SP, e Feira de Santana, BA, tornaram-se base exportadora de pneus, atendendo a demandas de Estados Unidos, Europa e a América Latina. Alguns são produzidos apenas por aqui, sendo que existem casos de desenvolvimento pela equipe de engenharia local, como contou Roni Viana, diretor de pesquisa e desenvolvimento para a região em entrevista à Agência AutoData:
“Temos competência para desenvolver e produzir localmente pneus para o Exterior. Os pneus que equipam a Ford F-150 nos Estados Unidos, por exemplo, foram desenvolvidos e são feitos aqui”.
A decisão da matriz de tornar o Brasil base de fornecimento de alguns produtos, segundo o diretor, se deu pelo alto nível de qualidade das fábricas nacionais, que produzem pneus do mesmo nível dos fabricados na Europa e nos Estados Unidos. Outro ponto que pesou a favor da operação brasileira é o laboratório da unidade de Campinas, SP: é novo e pode realizar uma série de testes e validações internas, em conjunto com o Circuito Panamericano, pista da Pirelli localizada em Elias Fausto, SP, que serve de laboratório a céu aberto.
Os pneus produzidos no Brasil e dedicados somente ao mercado externo atendem demandas de montadoras instaladas nos Estados Unidos e do mercado de reposição. A linha de pneus de faixa branca, muito usada em picapes e veículos off-road, tem a sua produção global concentrada no Brasil: “Também temos esse tipo de pneu para motocicletas e todos eles são produzidos aqui. Apenas duas fábricas no mundo produzem este tipo de produto, e são as duas unidades brasileiras”.
As linhas de produtos dedicadas à exportação envolvem os pneus P4 Four Seasons Plus, Cinturato Weatheractive, Scorpion Weatheractive e Pzero All Seasons e os produtos de faixa branca citados pelo diretor.
Também existe a linha de pneus que é dedicada a Fórmula 4, exportados para diversos países e que atendem demandas de outras competições na América Latina. Para produzir localmente estes produtos a Pirelli promoveu investimentos em sua operação local por causa da alta complexidade que envolve a fabricação deste tipo de pneu.
Os pneus da Fórmula 4 são embarcados para Reino Unido, Alemanha, Estados Unidos, China e México a partir do Brasil e de uma segunda unidade global da Pirelli.