São Paulo – A Startup Mecanizou, que conecta oficinas mecânicas a fornecedores de peças automotivas por meio de uma plataforma online, completou três anos de operação em agosto e expandiu seus negócios, avançando para todas as regiões da cidade de São Paulo e iniciando operação em Guarulhos, SP. Com o crescimento da cobertura a projeção é chegar a 5 mil oficinas até dezembro, contra as 2 mil atuais, afirmou o CEO da Mecanizou, Ian Faria, durante entrevista exclusiva à Agência AutoData.
O CEO também revelou um pouco dos passos futuros da startup: “O próximo avanço será para a Região do ABC: estamos definindo por qual cidade vamos começa. E também vemos boas oportunidades no Interior de São Paulo, Minas Gerais e Paraná. Guarulhos, onde começamos a operar há alguns meses, tem mostrado bons resultados”.
Com a expansão realizada o crescimento do faturamento foi de 110% no primeiro semestre sobre iguais meses do ano passado. Para o fechamento do ano a projeção da Mecanizou é de uma alta de 100% comparando com 2023, aumentando suas vendas e melhorando a rentabilidade do negócio, disse Faria.
A operação da Mecanizou funciona por meio de um site em que o mecânico se cadastra e encontra uma base de fornecedores disponíveis, sendo possível localizar o mais próximo ou o que tem a entrega mais rápida. A plataforma dispõe de tecnologia que encontra automaticamente as peças disponíveis para qualquer veículo pela sua placa, facilitando as buscas no site, e as entregas são realizadas em 60 a 90 minutos após a compra, ou agendada para outro dia.
Para as oficinas mecânicas o cadastro não tem custo e o faturamento da startup é feito sobre uma comissão que ganha em cada venda. Mas não é qualquer fornecedor que pode se cadastrar na plataforma, uma vez que a empresa avalia cada um deles antes de definir seus parceiros:
“Consideramos a qualidade operacional de cada fornecedor, idoneidade fiscal da empresa e das peças que ela vende. Avaliamos tudo isso para garantir a qualidade dos fornecedores para que as oficinas mecânicas não tenham problemas”.
Para expandir seus fornecedores, ao mesmo tempo em que pretende elevar o número de usuários da plataforma, a startup utiliza dois caminhos: avaliando as empresas que entram no site e se cadastram para se tornar um parceiro e também buscando no mercado os fornecedores de autopeças que tem boa reputação e uma operação relevante na região onde estão instalados.