Marca premium do Grupo Geely não deverá ter mais do que quinze concessionárias no Brasil e o seu primeiro modelo, o 001, chega por R$ 428 mil
São Paulo – Se este repórter viajasse no tempo para treze anos atrás e encontrasse a sua versão treze anos mais nova, além de invejar a quantidade de cabelo na cabeça, certamente provocaria risadas dela ao afirmar: os chineses evoluirão rapidamente e lançarão no mercado brasileiro um carro para concorrer com BMW, Audi e Mercedes-Benz. Foi o que este repórter com bem menos cabelo do que sua versão do passado viu na noite de quinta-feira, 10, na Capital paulista: a chegada do Zeekr 001, chinês elétrico com preço a partir de R$ 428 mil.
Em 2011 os primeiros carros produzidos na China desembarcavam no Brasil com design duvidoso, problemas de acabamento e desconfiança, muita desconfiança do consumidor. Após Chery, Jac, Lifan e outras marcas desbravarem o mercado e não conseguirem êxito em suas apostas, por diversas razões que não serão debatidas neste texto, a segunda onda da invasão chinesa, capitaneada por GWM e BYD, tem conseguido tirar a desconfiança do consumidor com relação aos carros importados da China. Melhoraram muito no design e no acabamento, é verdade, e surfam na onda da eletrificação, ainda não muito explorada por outras marcas tradicionais.
Pois a Zeekr sobe um degrau. Marca premium do Grupo Geely, dono também da Volvo Car, Lotus, Smart e outras, vem ao Brasil com objetivos opostos aos das primeiras, que buscavam, sobretudo, volume e a base do mercado: é um carro para poucos.
A começar pelo preço, na faixa dos R$ 428 mil na versão Premium e por R$ 475 mil na Flagship. Depois pela rede de concessionárias: o líder da operação no País, Ronaldo Znidarsis, que tem passagens por General Motors e Nissan, disse não visualizar mais do que quinze revendas espalhadas pelo País: “A Zeekr não é uma marca de volume: vendemos experiência”.
Os dois motores elétricos entregam ao 001 544cv, fazendo o elétrico acelerar de 0 a 100km/h em 3,8 segundos, segundo a Zeekr. São 70 kgfm de torque. Toda esta força com autonomia da bateria de 426 quilômetros segundo o PEBV do Inmetro.
Para desenhar os carros a Zeekr buscou o alemão Stefan Sielad, com experiência em Audi, Mercedes-Benz e Bentley. No 001 a base usada é a mesma do Volvo EX30, a plataforma SEA. Os traços futuristas nos 4,99m de comprimento, 1,99m de largura e 2,99m de entreeixos remetem a carros esportivos, com atenção para favorecer o desempenho – a reportagem não testou os carros, apenas expostos no B32, espaço de eventos na Avenida Brigadeiro Faria Lima, o atual coração financeiro do País, conhecido pela baleia metálica na fachada.
O que chama mais a atenção é o capricho no espaço interno: os bancos ganharam textura especial e, além de climatizados, oferecem massagem aos ocupantes. O ar-condicionado tem três zonas, uma para cada ocupante da parte dianteira e uma para os bancos traseiros. O sistema de som é um inédito Yamaha, o primeiro desenvolvimento da divisão musical da empresa japonesa para o setor automotivo. E o sistema de ADAS é completo.
Com 42 meses de existência e mais de 340 mil unidades vendidas, de sete modelos, em 35 mercados a Zeekr comprova que os chineses estão aptos a concorrer com marcas premium tradicionais. Znidarsis disse que o primeiro lote chega ao Brasil com duzentas unidades do 001 e outro navio está a caminho. O carro já está em pré-venda pelo site da marca e outro modelo, o Zeekr X, deverá ser lançado até o fim do ano.