Itu, SP – Uma das grandes novidades da Fenatran, que será realizada de 4 a 8 de novembro no SP Expo, em São Paulo, deverá ser o 30 G 4×2, o primeiro caminhão elétrico Scania vendido no mercado brasileiro. Importado da Suécia, complementa o que a companhia chama de linha sustentável, que oferece também versões a gás e 100% biodiesel dos seus caminhões.
O Scania 30 G é da terceira geração dos BEVs da empresa. A versão trazida ao Brasil tem um motor elétrico posicionado no centro do chassi e dois packs de bateria, que garantem de 250 a 300 quilômetros de autonomia, a depender da carga e da rota transportada. O motor tem 300 kW de potência, o equivalente a 410 cv.
“A nossa visão é que o caminhão elétrico atenda distâncias urbanas e regionais de até 250 quilômetros, em rotas da fábrica ao centro de distribuição e vice-versa, e na última etapa da entrega”, afirmou Alex Nucci, diretor de vendas de soluções da Scania Operações Comerciais do Brasil. “Já o gás natural e o biometano atendem rotas de 200 a 600 quilômetros e o diesel e o biodiesel os trajetos de distância superiores”.
Embora esteja na Fenatran 2024 as primeiras unidades, com preço estimado de R$ 2,5 milhões, só chegarão aos clientes em janeiro de 2026. A ideia, segundo Nucci, não é ter grandes volumes de vendas nesta primeira etapa:
“Estamos na curva de aprendizado, como há alguns anos fizemos com os modelos a gás. Precisamos entender como será a demanda por infraestrutura, que tipo de rede elétrica os usuários precisarão instalar, onde serão feitas as vendas e as primeiras rotas. Acredito que os elétricos só começarão a ganhar tração, no Brasil, dentro de cinco anos”.
O caminhão
Para atender a legislação brasileira de pesos e medidas a cabine escolhida para o elétrico foi a G, embora lá fora existam outras opções. Desta forma o 30 G é um caminhão que faz a sua estreia global no Brasil. A bateria é fornecida pela Northvolt e o motor elétrico é o EMC1-4, posicionado entre as longarinas do chassi e ligado a um câmbio de quatro marchas. O sistema pesa 350kg.
Os dois pacotes de bateria, NMC, lítio-níquel-manganês-cobalto, fornecem 416kWh, o que assegura a autonomia de cerca de 250 quilômetros. É possível carregá-las em cinquenta minutos, com carregadores que suportam até 375kW e 500A. A garantia é de 1,2 milhão de km.
Nucci disse que existem conversas com clientes em potencial, ainda sem revelar nomes. O foco são grandes embarcadores, especialmente indústrias, que têm metas de redução de CO2.