Unidade que produzirá veículo inédito, desenvolvido para o Brasil, será erguida ao lado da fábrica do Yaris e Corolla Cross
Sorocaba, SP — A Toyota organizou cerimônia para assentar a pedra fundamental de sua nova fábrica brasileira, que será erguida ao lado da atual unidade de Sorocaba, onde são produzidos Yaris e Corolla Cross. Parte do investimento de R$ 11 bilhões programado até 2030 a nova fábrica estreará com um modelo inédito, com tecnologia híbrido flex, desenvolvido especialmente para o mercado brasileiro. A produção do Corolla, atualmente em Indaiatuba, SP, será transferida para lá.
A programação da Toyota é iniciar as operações em 2026, quando espera gerar 2 mil novos postos de trabalho na região. Para as obras da nova unidade a empresa fez terraplanagem em área de 400 mil m2. Quando pronta ocupará área de 160 mil m2 e terá processo produtivo completo, totalmente pensado na sustentabilidade — segundo a Toyota mais de 99% dos resíduos ali gerados poderão ser reciclados.
A área de pintura não usará água na cabine, o que reduzirá em 20% a emissão de CO2. A energia usada no edifício será limpa e renovável, com certificado.
Segundo o presidente Evandro Maggio sua capacidade produtiva será de 100 mil unidades, pouco mais do que as 76 mil de Indaiatuba, que será descontinuada e parte dos funcionários transferidos para Sorocaba. Mais peças e componentes serão comprados de fornecedores locais, segundo a empresa, que pretende desenvolver a localização de itens mais tecnológicos.
“A expansão da fábrica de Sorocaba promoverá o desenvolvimento da cadeia de fornecedores de componentes para veículos eletrificados, apoiando assim o processo de descarbonização da mobilidade no País e em toda a região da América Latina.”
Antes da inauguração da nova unidade Sorocaba produzirá, em 2025, na unidade já em operação, um novo modelo compacto híbrido flex, que deverá se chamar Yaris Cross. Na semana que vem a empresa inaugura seu novo centro de distribuição, no mesmo complexo, com 55 mil m2 e capacidade para movimentar 1,1 milhão de peças por mês.