Iniciativa nasceu de um programa de intraempreendedorismo da companhia. Mercado brasileiro é de 4 mil unidades mas tem potencial para avançar.
Pinhais, PR – A recém-criada divisão Marcopolo Motorhome apresentou seu primeiro produto: o Nomade, desenvolvido e produzido pela companhia sediada em Caxias do Sul, RS. Aproveitando todo seu conhecimento adquirido em 75 anos na produção de ônibus a Marcopolo ingressa em segmento com enorme potencial no Brasil – são cerca de 4 mil veículos produzidos e vendidos por ano, número que, nos Estados Unidos, chega a 60 mil e, na Europa, 110 mil.
O Nomade começou a ser gerido após um programa de intraempreendedorismo da Marcopolo. Foi uma das ideias aprovadas na ação e direcionada a uma equipe de, inicialmente, cinco engenheiros, que envolveram outros departamentos da empresa no desenvolvimento. Seu diferencial é que, ao contrário de diversos modelos em circulação, foi criado para ser um motorhome e não adaptado:
“O chassi é pensado para ser usado em um motorhome”, afirmou Alexandre Cruz, chefe executivo da Marcopolo Motorhome. “Temos diversos modelos Volare, dos mais diversos anos de produção, adaptados em circulação. A adaptação funciona, mas quando o veículo é pensado do zero traz alguns diferenciais: toda a garantia estrutural da carroceria, a instalação dos itens, tanques de gás, a parte elétrica, é pensada para a função. Quando é feita a transformação estas modificações são limitadas pela estrutura original do veículo e podem gerar problemas elétricos, hidráulicos, dentre outros”.
A apresentação do modelo foi feita na Expo Motorhome, feira aberta ao público de 13 a 17 de novembro no ExpoTrade, em Pinhais, PR. Segundo a organização o segmento de campismo e caravanismo movimentou, no Brasil, R$ 1,5 bilhão no ano passado, com crescimento de 30% sobre 2022.
O Nomade
Com 7,5 m de comprimento, 2,36 m de largura e 1,95 m de altura interna o Nomade é considerado um motorhome compacto. Montado sobre um chassi específico Agrale, produzido na fábrica da parceira em Caxias do Sul, tem 8 toneladas de PBT, motor Cummins F3.8 de 175cv, tração 4×4 com reduzida e câmbio automático Allison.
O motorista conta com uma central multimídia de 9 polegadas que gerencia todas as funções do veículo e algumas funções da cabine, como a iluminação e tela blecaute. Os espelhos retrovisores são internos, no estilo mirror link.
O salão interno tem um dinete, espécie de móvel que se transforma em cama, teto panorâmico, sistema de ar-condicionado e slide-out que amplia o espaço interno quando parado. Para conforto oferece TV, cozinha completa com fogão, geladeira e micro-ondas e depurador de ar.
Há ainda outro cômodo, um quarto com cama, armários e banheiro com ducha e sanitário separados, TV e claraboia escamoteável. É possível agregar e retirar itens, personalizando a produção.
O preço varia de R$ 1,6 milhão a R$ 2,6 milhões: segundo Cruz existem diversas variáveis que podem alterar a composição. A expectativa da Marcopolo é expandir o mercado de 4 mil unidades/ano no Brasil e, no futuro, avançar para outros países da América Latina, como Argentina e Chile.