Obras da fábrica avançam bastante em sete meses e primeiros Dolphin Mini e Song Pro desmontados já estão no Brasil
Camaçari, BA – Da ainda inacabada estrutura que vem sendo erguida por terceirizadas chinesas no terreno em que, por anos, foram produzidos carros Ford, começarão a ser montados a partir do primeiro trimestre, em regime SKD, os primeiros BYD Song Pro e Dolphin Mini, nesta ordem. A companhia optou por recomeçar do zero e construir novos galpões, descartando o legado da Ford, e em sete meses avançou bastante a construção.
A reportagem esteve nas obras da nova fábrica da BYD em Camaçari. Ainda faltam paredes e parte do piso do prédio onde será instalada a linha de montagem, embora já estejam presentes caixas com equipamentos que serão usados na fábrica. Também já foram importados os carros desmontados, os primeiros a serem montados na unidade.
A vice-presidente da BYD e CEO para as Americas, Stella Li, garantiu que a operação começará no primeiro trimestre: “Enquanto vocês estiverem celebrando o Carnaval nós estaremos comemorando o início da produção”.
Em janeiro, garantiu, 1 mil trabalhadores serão contratados e treinados por uma centena que viajou à China, neste ano, para receber capacitação. Até março outros 3 mil serão contratados e até o fim do ano, prometeu, “teremos 10 mil empregos gerados pela operação BYD em Camaçari”.
A produção em SKD integra a chamada fase 1.1 do início da operação em Camaçari. Além da linha de montagem ficarão prontas uma área para inspeção de qualidade e uma pista de testes. O pátio para armazenar os carros prontos é uma das poucas coisas que serão aproveitadas da Ford.
Na fase 1.2 serão agregadas as áreas de estamparia, armação de carroceria e pintura, também em estrutura inédita. “Até agosto de 2025 teremos a produção completa dos carros”.
A partir daí a intenção é iniciar processo de localização da produção, que tende a ser altamente verticalizada, de acordo com Stella Li. A capacidade inicial será de 150 mil veículos por ano.
Em paralelo, investimento em pesquisa e desenvolvimento. Stella Li disse, parafraseando o CEO global Wang Chanfu, que “queremos fazer da Bahia uma Vale do Silício brasileira”, com desenvolvimento de tecnologia de emissão limpa. O primeiro projeto, em parceria com os chineses, já será apresentado junto com o primeiro Song Pro montado na Bahia: um motor 1.5 flex acoplado a sistema híbrido plug-in.
O vice-presidente sênior da BYD Brasil, Alexandre Baldy, disse que as pessoas envolvidas na situação foram afastadas e com passaporte cassado. As investigações internas continuam, afirmou: “A BYD respeitará toda a legislação brasileira, toda a legislação trabalhista. Aprofundaremos as fiscalizações e convidaremos órgãos e entidades a colaborar”.
Segundo o governador Jerônimo Rodrigues as fiscalizações por parte do Ministério Público continuarão. “Conversamos com a diretoria da BYD e nos foi dito que a situação será resolvida. De toda forma continuaremos atentos”.