Picape superou o Volkswagen Polo por mais de 4 mil unidades e liderou o mercado brasileiro. Quatro SUVs ficaram no Top 10.
São Paulo – Pelo quarto ano consecutivo o carro mais vendido do Brasil é uma picape. A Fiat Strada abriu 4 mil unidades de vantagem sobre o Volkswagen Polo e garantiu o lugar mais alto do pódio em 2024, ano em que por cinco meses não ficou na liderança – em quatro o Polo liderou e em um o primeiro lugar ficou com o Hyundai HB20.
Foram 144,7 mil Fiat Strada emplacadas, ou 5,8% de todos os licenciamentos de veículos leves no mercado. O Polo registrou 140,2 mil unidades vendidas, garantindo a segunda posição, e o Chevrolet Onix completou o pódio, 97,5 mil, seguido de perto pelo Hyundai HB20 com menos de quinhentas unidades de diferença.
Ainda que dos cinco modelos mais vendidos quatro sejam hatches – o Fiat Argo ficou na quinta posição – o destaque do Top 10 vai para os SUVs, que contribuíram com quatro modelos. O mais vendido do mercado foi o Volkswagen T-Cross, 84 mil emplacamentos e sexta colocação geral, mas também estão na lista dos dez mais vendidos Chevrolet Tracker, Hyundai Creta e Nissan Kicks.
Nenhum modelo elétrico apareceu no Top 10. O melhor posicionado foi o BYD Dolphin Mini, trigésimo-sétimo.