Campinas, SP – Pioneira no sistema flex fuel, que permite ao automóvel rodar com qualquer mistura de etanol e gasolina, a Bosch desenvolve uma nova tecnologia para transferir a solução flex para o motor diesel. A ideia é que os veículos possam rodar metade com o combustível fóssil e metade com etanol.
Alguns motores já estão sendo testados, embora nada ainda relacionado a caminhões na estrada – no primeiro momento o objetivo da Bosch são colheitadeiras, locomotivas e o segmento de mineração, essencialmente fora de estrada. No sistema o diesel é injetado no início da operação do motor e o etanol vai sendo gradativamente inserido.
A solução foi apresentada na quinta-feira, 20, a Geraldo Alckmin, vice-presidente da República e ministro do MDIC, Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços. Gastón Diaz, presidente e CEO da Bosch América Latina, destacou que o sistema permite uma grande economia de diesel:
“Existem operações na mineração que consomem 1 milhão de litros de diesel por ano. Como o Brasil não é autossuficiente em diesel é algo que impacta na balança comercial. Reduzindo pela metade este consumo menos CO2 é emitido e mais etanol, produzido aqui, é consumido, gerando mais emprego e renda”.
O presidente da Bosch disse que a aposta, neste primeiro momento, é em retrofits: substituir motores em operação por novos propulsores com o sistema instalado. Nos próximos meses a solução deverá ir a testes em campo e a ideia é que, até o fim do ano, a tecnologia esteja disponível.