Linha de produção em está em fase de instalação, na fábrica Grupo DBS, com previsão de início de operação em abril
São Paulo – A marca italiana Moto Morini, que faz parte do grupo chinês Zhongneng, anunciou investimento de R$ 250 milhões no Brasil até 2027 para estruturar sua operação local e iniciar a produção de motocicletas no PIM, Polo Industrial de Manaus. Gunther Hofstatter, diretor de vendas e pós-vendas da empresa, disse em entrevista exclusiva à Agência AutoData que a produção no País começará em abril:
“O grupo DBS será o nosso parceiro. Usaremos parte da sua fábrica para produzir nossas motocicletas e a linha de produção já está em fase final de instalação”.
A operação será em CKD, com as motocicletas desmontadas importadas da China seguindo para o Brasil. O primeiro lote está previsto para chegar em 20 de março e a expectativa é de iniciar a produção em abril, avançando na sequência com alguns testes de rodagem no para, depois, abastecer a rede em junho e iniciar as vendas.
Enquanto instala a sua linha de produção em Manaus a empresa estuda os fornecedores instalados no PIM, pois alguns componentes serão comprados localmente, como cabos e buchas de vedação. Segundo o diretor serão nacionais apenas os itens mais comuns, enquanto os mais importantes como motor, sistema de injeção, freios e suspensão serão importados para manter o padrão internacional dos produtos da marca.
Gunther Hofstatter, diretor de vendas e pós-vendas da Moto Morini
Antes de iniciar a comercialização de suas motocicletas a Morini fará sua estreia durante o Festival Interlagos 2025, na edição focada no segmento de duas rodas, que está marcada para maio. Após o evento a empresa abrirá em seu site o processo de pré-venda dos modelos que serão montados no País, a X-Cape 650 cc, a Seiemezzo 650 cc e a Calibro 700 cc.
A operação de vendas começará em junho com quatro concessionárias em São Paulo, Campinas, SP, Brasília, DF, e Recife, PE. O diretor disse que para 2026 o plano é avançar para os estados do Sul, chegando em 2027 com uma rede de dez a doze lojas, espalhadas por nove estados: “O Sul e o Sudeste concentram a maior parte das vendas, então, temos que focar mais nessas regiões”.
Para garantir agilidade nos serviços de pós-vendas a Morini fechou contrato de distribuição de suas peças com um grande parceiro local, que ainda não teve seu nome revelado, presente em 26 estados, garantindo a capilaridade necessária para que os clientes consigam encontrar as peças com facilidade:
“Teremos estoque de giro rápido em nossas concessionárias, que serão abastecidas por este parceiro, que contará com um grande estoque, nos ajudando, também, na distribuição onde as concessionárias não estão presentes”.