São Paulo – O mercado argentino de veículos somou 112,4 mil vendas no primeiro bimestre, registrando 99,8% de expansão sobre os primeiros dois meses do ano passado. Do total vendido, segundo os dados divulgados pela Acara, que representa o setor de distribuição local, 44% foi de modelos produzidos no Brasil e 48% de produção local.
Em fevereiro foram vendidas 42,9 mil unidades, volume 71,3% maior do que o registrado em idêntico mês do ano passado, mas 38,2% menor do que o comercializado em janeiro.
Tradicionalmente o segundo mês do ano é mais fraco do que o primeiro. Mas, segundo o Motor1 Argentina, alguns fatores pesaram na desaceleração da demanda, como menor disponibilidade de produto de algumas marcas e um adiamento na compra por parte da população que ainda espera mais quedas de preços.
No ranking por marca a Volkswagen assumiu o primeiro lugar após o fechamento do bimestre com 18,8 mil vendas. Em segundo lugar ficou a Toyota com 17,1 mil unidades vendidas, seguida pela Fiat com 15,3 mil veículos comercializados.
Já no ranking por modelo o Peugeot 208 foi o mais vendido até fevereiro, com 8,1 mil emplacamentos. Em segundo lugar ficou o Fiat Cronos com 7,2 mil vendas e a Toyota Hilux ficou em terceiro lugar com 5,8 mil unidades vendidas.