São Paulo – Com o feriado do Carnaval acontecendo em março, em vez de fevereiro, as vendas de veículos leves fecharam o primeiro bimestre com aumento de 8% com relação ao mesmo período do ano passado, segundo dados da Bright Consulting enviados à Agência AutoData. Os licenciamentos de automóveis e comerciais leves somaram 332,5 mil unidades, contra 307,3 mil em janeiro e fevereiro de 2024.
Em fevereiro foram 172,4 mil unidades comercializadas, aumento de 11,2% sobre as 155 mil do mesmo mês do ano passado, que teve o feriado de Carnaval, e de 8% sobre o volume de janeiro, 160 mil veículos leves. A média diária saltou de 7,3 mil veículos/dia em janeiro para 8,6 mil em fevereiro.
A venda direta subiu no mês passado, representando 43,9% dos licenciamentos de leves. Em fevereiro do ano passado a fatia foi de 42,1% e em janeiro de 35,4%, de acordo com a Bright.
A Toyota fechou o mês na quarta posição com 9,2% das vendas, muito próxima da Chevrolet, que ficou em terceiro com 9,3% de participação. Foi a marca com maior queda, perdendo 3 pontos de participação. As marcas chinesas representaram 7,8% dos emplacamentos do mês, queda de 1 ponto sobre o desempenho de janeiro.